BNews Pet

Eutanásia em Pitbull encontrado na rua causa revolta; entenda

Reprodução/Redes sociais
Pitbull foi resgatado na rua e levado para um Centro de Bem-Estar Animal onde foi eutanasiado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes sociais

Publicado em 04/01/2024, às 17h50   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Um cachorro da raça pitbull eutanasiado gerou revolta na população de Pouso Alegre, em Minas Gerais, e na internet. O pet, apelidado de Aquiles, estava na rua deste o último dia 29. Porém, ao contrário do que se esperava de encontrar um lar, ele foi capturado pelo Corpo de Bombeiros na última terça-feira (2) e acabou morrendo no Centro de Bem Estar Animal do município.

Segundo o perfil @itimaliasof do X (antigo Twitter), diversas pessoas postaram foto do pet, que supostamente não teria apresentado nenhum sinal de agressividade. Em determinado momento, ele teria deitado nas proximidades de uma loja da região. Por medo, a população acionou os bombeiros.

"O Corpo de Bombeiros buscou, encaminhou para o Bem Estar Animal da prefeitura, onde lá, sem dar a menor chance para esse animal que não tinha nada - só estava perdido, sem postar uma foto, sem tentar conseguir uma adoção que fosse, ou encontrar os donos - decidiram eutanasia-lo por estarem sem baia. A eutanásia foi feita na hora, em um cachorro sadio, e que com certeza estava com medo e assustado", alegou o perfil.

A guarnição, no entanto, informou que o pitbull estava na frente da loja de um comerciante e que, ao tentar abrir o estabelecimento, o animal teria avançado nele. Ainda de acordo com o homem, ele não conseguia abrir a loja pois o animal oferecia risco à sua segurança.

Segundo militares, enquanto a guarnição estava preparando o material de captura e conversando com o solicitante, o cachorro avançou em uma senhora que estava passeando com um cão de pequeno porte. “O ataque foi impedido por um membro da guarnição”, relatou ao jornal Estado de Minas.

A prefeitura, por sua vez, informou que a decisão do procedimento foi do próprio médico veterinário que atende no canil. Em nota, a administração informou que só tomou conhecimento do caso na terça (3) e que acionou o jurídico para apurar as circunstâncias.

“A Administração da Prefeitura esclarece que somente nesta terça-feira (3), no final da tarde, tomou conhecimento a respeito da eutanásia de um cachorro da raça Pitbull, ocorrida recentemente e prontamente acionou o jurídico para apurar o caso e as ações de todos os envolvidos. O município reitera seu compromisso com a segurança da comunidade e com o bem-estar dos animais, destacando que todas as medidas legais serão tomadas”, informou a nota da prefeitura.

O vereador Helio da Van, por meio das redes sociais, disse que o Canil Municipal cometeu um crime, pois existem duas leis (uma de autoria dele e uma lei estadual) que proíbem sacrifícios de animais sadios. Foi ele que, acompanhado da PM, encontrou o animal morto no canil.

“Eles não poderiam ter matado o cachorro. Eu pergunto a vocês: será que foi somente ele? Será que foi um fato isolado? O cachorro estaria na rua, segundo relatos nos posts das redes sociais, desde o dia 29 e mesmo assim não mordeu ninguém. Como assim era agressivo?”, criticou.

O vereador ainda citou que vai fazer uma representação no Ministério Público para que a prefeitura, responsável pelo canil, seja responsabilizada pelo ato que ele chamou de “cruel e criminoso”.

“Em momento algum deram ao animal a chance de ser reencontrado pelo tutor. Não fizeram um post, não ligaram pra nenhum protetor. Com certeza, o animal estava assustado, mas isso não justifica. Infelizmente eu e nenhuma ONG temos mais condições de abrigar cães e, por isso, o poder público é muito importante. Infelizmente não podemos contar com esses governo que começou na gestão Simões. Sou o único que cobra melhorias para os animais na Câmara Municipal, mas sozinho não consigo muito, pois não sou prefeito e só o prefeito tem o poder de fazer”, encerrou o vereador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp