BNews Pet

França anuncia que vai abater até 2,5 milhões de aves; entenda motivo

Pixabay
França já abateu 1,2 milhão de aves e pretende fazer o mesmo com outros 1 milhão  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 20/01/2022, às 20h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo francês anunciou, nesta quinta-feira (20), que deve abater milhões de aves em quintas do sudoeste do país visando travar a expansão de casos de gripe aviária. Mais de 1,2 milhão de animais já foram abatidos.

O governo explicou que já foram identificados mais de 230 focos da doença. Ainda explicaram que a estratégia é abater os animais para reduzir a duração da doença.

Leia Mais:

Susto de galinha em brincadeira com cachorro diverte internautas; assista
Sozinho, papagaio reproduz falas de tutora e imagens divertem web; assista

Gato tenta capturar pássaro que aparece na TV e reação do cachorro viraliza na internet; veja vídeo

O ministério da Agricultura francês, num comunicado, disse que "a estratégia adaptada visa reduzir a duração da epizootia [doença que ataca ao mesmo tempo muitos animais da mesma espécie na mesma zona] e a sua disseminação para outras áreas de produção” que ainda não foram atingidas, assim como permitir que a criação de animais possa ser retomada nas quintas “o mais rápido possível”.

Além do 1,2 milhão de animais que já foram abatidos, está previsto fazer o mesmo com outros 1,2 a 1,3 milhão. A maioria das aves abatidas é a aquáticas com os dedos das patas unidos por uma membrana, como patos e gansos, segundo fonte do Ministério francês.

A medida será aplicada numa área que engloba 226 municípios em três departamentos vizinhos (Landes, Pirinéus-Atlânticos e Gers), junto à fronteira espanhola com o País Basco e Navarra.

Apesar do número expressivo de animais a serem abatidos, o Departamento de Agricultura fez questão de salientar que a propagação da epidemia de gripe aviária está mais lenta este ano do que em 2021.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp