BNews Pet

Gansos ajudam a monitorar detentos em presídio de segurança máxima

Divulgação/SAP
Através de comportamento sentinela, gansos provaram ser mais eficientes do que cães no monitoramento de presos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SAP

Publicado em 07/12/2023, às 08h20   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Gansos auxiliam no monitoramento de presos no Complexo Penitenciário do Estado (Cope) localizado em São Pedro de Alcântara, região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina. O monitoramento ocorre 24 horas por dia e o bando de animais alerta a equipe de vigilância caso algum preso tente escapar.

Desde 2009, quando a iniciativa começou, os gansos, que possuem comportamento sentinela, provaram ser mais eficientes do que os cães que estavam no local. Os animais recebem atendimento e alimentação apropriada na unidade, que tem 1,3 mil detentos.

Segundo a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina (SAP), os animais são usados como complemento à segurança do estabelecimento prisional. Além do auxílio animal, a unidade possui um avançado sistema de vigilância eletrônica operando também 24 horas por dia.

Optar pelos gansos tem uma explicação: o animal possui uma característica de emitir sons ao menor sinal de perturbação. Eles vivem cerca de 15 anos, caso sejam criados em cativeiro. 

"O comportamento sentinela é emitir gritos e grasnados ao menor sinal de movimentação não usual. É um animal que tem um comportamento de dar um grito de alarme ao menor sinal de perturbação, presença de gente e/ou outros animais na região onde vivem", afirmou o professor Guilherme Renzo Rocha Brito, do departamento de zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina, ao site "g1".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp