BNews Pet

Interagir com um cachorro alivia estresse e aumenta concentração, diz estudo

Ilustrativa /Imagem de Sven Lachmann por Pixabay
Os participantes do estudo realizaram oito atividades diferentes, cada uma por três minutos, com um cachorro  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa /Imagem de Sven Lachmann por Pixabay

Publicado em 16/03/2024, às 07h00   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Brincar e passear com um cachorro, ou escovar seus pelos, têm um efeito benéfico na vida das pessoas. Segundo pesquisadores da Universidade Konkuk, na Coreia do Sul, essa interação aumenta a atividade cerebral associada ao relaxamento e à concentração. Essa descoberta foi divulgada em um estudo com 30 adultos com idade média de 28 anos, publicado na revista científica Plos One.

“A pesquisa demonstrou que atividades específicas para cães podem ativar um relaxamento mais forte, estabilidade emocional, atenção, concentração e criatividade, facilitando o aumento da atividade cerebral. Além disso, as interações podem diminuir o estresse e induzir respostas emocionais positivas”, afirmam os pesquisadores no trabalho.

Os participantes realizaram oito atividades diferentes, cada uma por três minutos, com um cachorro, enquanto seus estados emocionais eram registrados por eletrodos. Essas atividades incluíam encontrar, abraçar, passear, brincar, alimentar, massagear, higienizar o animal e tirar fotos com ele.

re

Após as interações com os cães, os participantes relataram sentir-se menos cansados, deprimidos e estressados. Alimentar, massagear e abraçar o cachorro resultaram em uma diminuição na pontuação total do transtorno de humor, indicando um efeito positivo.

Os eletrodos mostraram um aumento na atividade cerebral durante brincadeiras e passeios com os cachorros, indicando um estado de alerta relaxado. Escovar os pelos, massagear suavemente ou brincar também aumentaram esse índice, associado à melhora da concentração.

Embora nem todos os participantes possuíssem animais de estimação, o gosto por cachorros provavelmente motivou suas participações na experiência - o que poderia influenciar nos resultados. Os pesquisadores acreditam que as relações entre atividades específicas e seus efeitos fisiológicos podem servir como referência para intervenções assistidas por animais no futuro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp