BNews Pet
Um levantamento feito pela Petz durante este ano, até setembro, revelou que mulheres e família que não possuem crianças em casa lideram o interesse em adotar um pet. O estudo foi feito a partir de dados coletados pelos sistemas internos da rede de pet shops.
De acordo com o Folha de São Paulo, em média 65% das pessoas dispostas a adotar são mulheres. Sendo que 64,2% destes, não possuem crianças em sua residência. A pesquisa, feita através de formulários preenchidos por pessoas que optam por adoção, ainda mostra a preferência por fêmeas (38,7% opta por gatos e 61,3% por cães) e machos (43,3% prefere gatos e 61,3% % cães).
Os formulários foram preenchidos por 16.863 pessoas, em 26 lojas, localizadas em 20 estados. A gerente do Programa Adote Petz, Giuliana Tessari, falou sobre a importância da adoção responsável, uma iniciativa que já possui 16 anos e mais de 70 mil bichinhos adotados.
"Quando adotamos um animal de estimação, estamos assumindo a responsabilidade por suas vidas e, como tal, devemos cuidar desses pets adotados, realizar o manejo, dar atenção, carinho e o que for necessário para o pet", contou0.
"A guarda responsável envolve fornecer abrigo adequado, alimentação de qualidade, atenção veterinária regular e acima de tudo, amor e carinho. Além disso, é importante lembrar que os animais têm necessidades emocionais e sociais, devem ser tratados com respeito e compreensão", conclui Giuliana.
O abandono é um problema que persiste no país e foi agravado na pandemia. "Infelizmente, temos observado que neste ano de 2023 tivemos um aumento de animais abandonados. Ainda não temos números compilados, mas temos informações vindas das ONGs parceiras", relatou a gerente.
Classificação Indicativa: Livre