BNews Pet

Mulher faz apelo pedindo ajuda com animais que resgata das ruas de Salvador; confira

FOTO: DIVULGAÇÃO
Soraya Vasconcelos foi às redes sociais para pedir ajuda em manter os animais na sua casa  |   Bnews - Divulgação FOTO: DIVULGAÇÃO

Publicado em 16/11/2023, às 12h48 - Atualizado às 13h04   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

Soraya Vasconcelos, de 57 anos, resgata animais em condições precárias das ruas há cerca de oito anos e os coloca dentro de sua casa, em Salvador. Agora, vem enfrentando dificuldades em manter os cães e gatos em sua residência.

Ela procurou a reportagem do BNews para comprar rações, medicações, materiais de limpeza e até mesmo para adotarem alguns dos animais da sua casa. Atualmente, Soraya tem cerca de 60 gatos e nove cães morando com ela.

Funcionária pública e morando de aluguel, Soraya relata que precisa de um local para colocar os bichos, que já tomaram conta de toda a casa. Soraya ainda diz estar enfrentando problemas financeiros, que o aluguel está atrasado e não tem dinheiro para comprar rações para os bichos, por isso pede ajuda.

Além de resgatar animais das ruas e levá-los para sua casa, Soraya também alimenta animais em condições de rua quando pode. A funcionária pública diz que as pessoas raramente adotam os bichos, por conta do trabalho que ela realiza sem ajuda de ninguém, e que fica difícil tirar fotos dos animais para divulgar, segundo ela, as pessoas só se interessam se verem fotos “bem feitas”, e que é muito difícil fotografar gatos.

Soraya diz que vem encontrando dificuldades desde o final de 2021, e que no começo muitas pessoas ajudaram. A mulher diz que já criou até inimizades por conta desta situação e relata ouvir muitas críticas com o seu trabalho em resgatar animais de rua.

"Isso é muito triste, porque não peço nada pra mim, mas o que ouço é que tem muita gente passando fome, que essa responsabilidade é minha, que eu abra a porta e solte, coisas desse tipo. Choro muito, muita gente se afastou", afirma Soraya Vasconcelos.

Ela relata que quando pede ajuda, pede por apoio financeiro de qualquer valor, pois encontra dificuldades em comprar a ração e ainda oferece a opção de doar a ração, de gato ou de cachorro. Soraya diz que tem momentos que está sem ração de cães, e que de gatos só tem para passar o dia.

Na atual casa em que ela coloca os animais de estimação, Soraya diz que alugou para morar. No início, a mulher só tinha 16 gatos e três cachorros. Em 2022, ela resgatou cinco gatas grávidas, e elas reproduziram, o que aumentou gradativamente o número de bichos na sua casa. Ela alimenta animais de ruas, resgata animais que estejam feridos, passando por problemas de saúde. Segundo a mesma,  ela não consegue dormir na própria cama, porque os animais tomaram conta de toda a casa.

Soraya diz que desencadeou problemas psicológicos por conta de toda situação. No momento está afastada do seu trabalho, segundo ela, por ter sido diagnosticada com depressão. Ela começou a pedir ajuda nas redes sociais porque as pessoas indicaram, alegando que ela não aguentaria sozinha. A mulher diz que acarretou ansiedade por conta de toda situação e está sendo tratada da depressão.

Em média, Soraya diz que gasta 10 kg de ração por dia para os gatos, fora os cães, ela relata que não tem condições de vacinar os gatos, diz que o seu salário não é o suficiente para rações, gasta muito com material de limpeza, fora o aluguel e as contas de água e luz. Com os problemas financeiros, Soraya teve que negociar o aluguel, ela diz que precisa de ajuda de alguém para que tire alguns animais da sua casa, e diz que adoeceu totalmente com tudo isso.

Ao BNews, ela diz que "gostaria que algumas ONGS, sei que algumas ONGS estão muito sobrecarregadas, por isso que nem entro em contato (...) só que elas (ONGS) tem o apoio que eu não tenho (...) As pessoas só querem doar para as instituições, por mais que eu poste vídeo (...) Eu queria que algumas ONGS, cada uma pegar cinco, pegar dez (animais), porque eu não estou suportando mais isso, estou com animais que estão precisando de ajuda, de medicações."

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp