BNews Pet

Pais de pet investem em tecnologias para melhorar rotina dos animais

Arquivo Pessoal / Lucas Andrade
Uso de tecnologias para melhorar rotina dos pets tem sido frequente.  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal / Lucas Andrade
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 24/09/2022, às 05h40



O avanço tecnológico tem alcançado os mais diversos locais e áreas da vida da população mundial e quando se trata dos pets, não tem sido diferente. Devido a rotina corrida, muitos pais de pet têm utilizado equipamentos tecnológicos para, além de garantir o bem-estar dos animais, conseguir acompanhar o dia a dia dos “filhotes”.

De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), o setor desse nicho cresceu 17,8%, em 2020, no Brasil e se manteve assim em 2021. Atualmente você encontra os mais inusitados produtos para auxiliar no dia a dia dos animais. Suporte inteligente para ração e água, brinquedos e câmeras com áudio, são alguns dos produtos mais utilizados atualmente.

Recentemente, o Bnews Pet divulgou uma reação inusitada de um cachorro ao perceber que estava sendo filmado. As câmeras utilizadas para acompanhar os bichinhos possuem microfone, facilitando até mesmo o contato dos tutores com os pets. O equipamento é conectado ao celular, permitindo a visualização em tempo real do ambiente desejado.

O analista de marketing, Lucas Andrade, é o pai da Kiara, de um ano e quatro meses. Ele e a esposa optaram por utilizar uma câmera em casa por serem pais de primeira viagem. “Por ser dono de primeira viagem e passar a maioria dos dias da semana fora de casa, decidi comprar a câmera para poder visualizar caso aconteça algo grave ou que precise que eu vá ao encontro”, explicou ele.

print
Arquivo pessoal / Lucas Andrade

Entretanto, o jovem precisou se adaptar às reações de Kiara, já que ela não se adequou muito bem ao equipamento. “Na primeira vez que utilizei o microfone para repreender por estar fazendo "bagunça", notei que ela ficou agitada ao não saber de onde minha voz estava vindo, após isso não fiz novamente, só uso o vídeo”, justificou ele, que confessou não ter interesse em outros aparelhos por enquanto.

Muitas pessoas não sabem ao certo se essas aparelhagens podem ou não causar problemas para os animais. Mas de acordo com a médica veterinária, Bruna Gomes, esses recursos trazem benefícios, pois também podem ajudar a evitar doenças, principalmente na falta de tempo dos tutores.

“Essas tecnologias vêm para agregar e facilitar o manejo com o Pet. Tem muitos gatos, por exemplo, que só bebem água com a água em movimento, então o bebedouro fonte surgiu para salvar os tutores nesses casos, até porque gato sem beber água tem grandes chances de desenvolver insuficiência renal”, relatou.

bebedouro
Divulgação / Amazon

“A rotina de trabalho, muitas vezes puxada, onde comprime nosso tempo, os alimentadores automáticos surgiram para sanar essa situação, onde o pet vai ter seu alimento independente da falta de tempo e correria do seu tutor”, completou a veterinária.

Os chamados “comedouros inteligentes” são máquinas que liberam ração ou outro tipo de alimento, conforme a configuração escolhida pelo tutor. Além de definir quantas gramas deve cair na vasilha do pet, também pode escolher o tempo em que deve liberar a alimentação e inserir áudio gravado para chamar o animal.

Questionada ainda se já tratou de algum animal com problemas após a inserção de tecnologias na rotina, Bruna afirmou que ainda não identificou pontos negativos nesse uso e consequentemente não teve contato com algum pet nessa circunstância. “Até então só vejo benefícios. Até hoje nunca atendi nenhum paciente com problemas por conta disso”, concluiu.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp