BNews Pet

Saiba como reconhecer o sentimento do seu pet através de sinais; veja detalhes

Alexander Taoussanidis por Pixabay
Pets sentem um sentimento incondicional por seu tutor e demonstram lealdade com frequencia  |   Bnews - Divulgação Alexander Taoussanidis por Pixabay

Publicado em 08/11/2022, às 14h58   Cadastrado por Maria Clara



Atitudes como lambidas, saltos, dancinhas e brincadeiras encantam o coração de qualquer tutor. Esse sentimento de carinho faz com que o dono dos animais guarde um lugar muito especial para o pet na família e no coração. Esse sentimento é recíproco e os animais demonstram frequentemente seu carinho e amor por seus donos através de alguns sinais


Que o cãozinho abana a cauda para festejar a chegada do dono todo mundo sabe. Mas os outros pets não ficam atrás quando o assunto é mostrar carinho.


Cada vez mais as atitudes dos pets são motivo de estudos. A medicina veterinária vem acompanhando a transformação da relação dos humanos com os animais e este é um tema abordado na maioria das faculdades brasileiras. Existem cursos de atualização e pós-graduação voltados ao comportamento animal, onde especialistas conseguem auxiliar e explicar melhor sobre o psicológico e a saúde do animal. Segundo a  Dra. Caroline Bento, do Hospital Veterinário Taquaral (HVT), quando os tutores se ausentam os animais sentem falta, ficam frustrados e tristes.


"Eles procuram o humano pelos cômodos e aguardam no portão no horário de costume da chegada. Um exemplo do amor dos bichinhos é quando fazemos chamada de vídeo com algum parente que está em casa e os pets ouvem a nossa voz. Eles ficam muito felizes! O momento do reencontro é uma alegria, com pulos, latidos, miados, abraços e lambidas sem fim”, descreve.


Quando o pet não pode mais ver o seu tutor, por conta de uma morte, por exemplo, o animal também sofre, já que seu convívio foi interrompido. “Os pets ficam com saudade e se expressam com tristeza. Por isso, vez ou outra, lemos matérias e escutamos histórias de um cãozinho ou gatinho que têm a oportunidade de visitar o túmulo do seu dono. “Nesta situação podemos identificar que um ciclo se fecha e eles entendem que o ente querido está naquele local”, pondera.


Além de sentimentos tristes, Caroline Bento também afirma que animais conseguem captar emoções e sensações diversas. Eles conseguem reconhecer o que sentimos através do nosso cheiro e até pela vibração da nossa voz, e isso não acontece apenas com os humanos.


Pets também conseguem identificar as emoções de outros animais. E ainda de acordo com a especialista, sentimentos como carinho, cuidado e alegria pela companhia são revelados quando dormem “de conchinha”, nas brincadeiras, na parceria da hora da bagunça e em outras diversas situações.


Rabinho entre as pernas


A espontaneidade na expressão e comunicação dos animais é contagiante e a especialista destaca o cão. “Até quando chamamos a sua atenção por algo errado que ele fez o cachorro demonstra o quanto seu amor é incondicional. Mesmo após ter levado aquela bronca ele vem até nós literalmente com o rabinho entre as pernas, deixando o nosso coração amolecido”, brinca. 


 A Dra. Caroline salienta que o gato é diferente, mas também demonstra muito amor e carinho por seus donos. Ela argumenta que o felino sente falta quando o tutor passa o dia fora, mesmo adaptando-se melhor à ausência do humano em comparação ao cão. “O gato é muito sensível às mudanças de rotina da casa. Precisamos saber respeitar seu espaço, seu local de descanso e seu sono”, alerta. A especialista continua: “quem já foi recebido com miados e carinhos entre as pernas sabe o quanto os gatinhos esperam pelo momento do reencontro”.

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected] ou por meio do direct messenger no Instagram do BNews Pet.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp