BNews Pet

Saiba o modo correto de transportar pet nos ônibus de Salvador

Ilustrativa / Pixabay
Veterinário dá dicas sobre como trasportar pets em Salvador  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa / Pixabay
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 03/05/2023, às 05h40


FacebookTwitterWhatsApp

O transporte de animais em ônibus é uma das dúvidas frequentes dos tutores de pet em Salvador. O transporte desses animais precisa ser feita da forma mais segura e confortável possível, para que a viagem seja tranquila tanto para os bichinhos, quanto para os outros passageiros. Para ajudar nessa viagem, o veterinário Fernando Oliveira compartilhou algumas dicas para os tutores.

Ao BNews Pet, o especialista explicou a forma ideal para transportar os animais. Ele destacou que a caixinha é ideal para animais de pequeno porte. “A caixinha é a forma correta de transportar, uma vez que o cão ou o gato, dentro de um transporte público, com várias pessoas, pode se assustar. Então, é recomendado que esses animais estejam contidos dentro desse utensílio, isso para animais pequenos até 10kg”, comentou o profissional.

Durante a viagem, o animal pode ficar assustado, podendo gerar até reações mais violentas, frutos do desconforto do bichinho. “A melhor forma de acalmar é estar sempre próximo, acariciando, sempre conversando com ele para que a atenção dele fique focada em você[tutor]. Para que ele não fique disperso”, informa o especialista. 

O médico também destaca a importância do animal estar em uma caixinha bem equipada, com água e paninhos para que os animais possam estar se sentindo confortável. 

Esses utensílios são essenciais para o transporte seguro dos animais, o veterinário traz um alerta para os tutores que realizam o transporte indevido dos animais, às vezes em caixas de papelão, ou caixinhas pequenas demais para os pets. “Pode ocasionar na morte, o animal pode ficar ou muito apertado e não conseguir respirar, ou em um ambiente muito quente e sua temperatura corpórea não conseguir ter o resfriamento ideal, e ele vim a ter um choque térmico ou um colapso respiratório”, informou. 

Em Salvador, os animais só podem ser transportados em veículos públicos com caixinhas de material resistente. Além disso, somente animais de até 10 kg são permitidos nesses veículos, por ser mais fácil a contenção e proteção do animal. Em casos de viagens de ônibus intermunicipais, podem haver transportadoras que exijam a carteirinha de vacinação do animal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp