BNews Pet

Saiba quais são as plantas domésticas e temperos que fazem mal para o seu pet

Alereno por Pixabay
Plantas domésticas, flores e temperos podem ser perigosos para cães e gatos  |   Bnews - Divulgação Alereno por Pixabay

Publicado em 27/02/2023, às 06h00   Cadastrado por Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Quem tem pet em casa mas também ama ter plantas e flores para decorar a residência deve ficar bastante atento, pois algumas delas podem ser extremamente tóxica para cães e gatos. A samambaia, por exemplo, que é bastante comum nos lates, pode ser venenosa para os animais de estimação.

As flores mais comuns em casas e apartamentos, como narcisos, tulipas, jacintos, hortênsias e gerânios, são venenosas para os animais. Os gatos também podem ser gravemente intoxicados pelos lírios e acabar sofrendo de insuficiência renal.

O contato da samambaia com animais pode gerar vômito e diarreia, além de causar alterações hematológicas (ou seja, no sangue) em cães. A costela-de-adão, a espada de São Jorge e o filodendro, que estão presentes em vários lares, também são perigosas para os pets.

Para quem tem horta em casa, também vale ficar atento. As folhas, caules e frutos verdes dos tomates são tóxicos para os animais de estimação, por exemplo. As folhas das plantas de batata também podem fazer mal para cães e gatos.

Orégano, menta, capim-limão e lavanda são temperos comuns em hortas que podem causar problemas gastrointestinais se consumidos pelos pets.

A médica-veterinária e gerente técnica da Boehringer Ingelheim, Dra. Karin Botteon, explicou: "Se você suspeita que seu pet ingeriu alguma planta ou alimento tóxico, entre imediatamente em contato com o veterinário de sua confiança". E acrescentou: "Lembre-se de informar o médico sobre o tipo de planta ingerida, o horário aproximado e a quantidade. Quanto antes for a intervenção, maior a chance de recuperação bem-sucedida".

Seu bicho no BNews Pet

Você tem uma história interessante ou engraçada de seu pet? Conte para gente! Envie seu relato por meio de e-mail para [email protected]. Em 'assunto', escreva "Seu bicho no BNews Pet".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp