BNews Pet

Seu cão pede comida na mesa? Veja o que fazer

Arquivo/Leitor BNews
O hábito que, além de incomodar alguns humanos, prejudica a saúde dos animais. Veja 12 dicas imperdíveis para evitar esse comportamento  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Leitor BNews

Publicado em 18/07/2022, às 17h11   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Na hora da refeição a mesa, muitos cães incomodam os tutores pedindo comida. Esse hábito que pode ser prejudicial ao bichinho pode ser revertido com procedimentos simples. Os cães são capazes de reconhecer regras, sentem-se parte da família da matilha e se todos comem, ele estima que também pode.

Demonstrar raiva não é uma boa decisão, pois apenas interpretará que o excluímos como membro da matilha, o que fará com que sua confiança diminua ou tenha outros tipos de problemas comportamentais.

Veja algumas dicas para evitar esse comportamento:

- O cão deve estar fora da mesa: se o cão se inclinar sobre a mesa, devemos retirá-lo desse local empurrando-o, sem prestar muita atenção nele.

- Vamos fechar a porta: se você não conseguir afastá-lo da mesa, vamos tirá-lo da sala fechando a porta ou colocando uma barreira mecânica (uma cadeira ou qualquer móvel).

- Reforcemos a norma com a voz: um “não” direto e enfático tornará a mensagem mais eficaz.

- Oferecer a comida antes: é uma boa opção alimentá-lo antes de nós, tentando que desta forma ele não tenha interesse no que comemos.

- Entretenha-o se ele pedir comida: se o cão não parar de incomodá-lo, existe a possibilidade de lhe dar um brinquedo para mantê-lo entretido, apostando na possibilidade de que ele acabe reclamando o brinquedo ao invés da comida.

- Instruções aos convidados: no caso de entretenimento é bom explicar a todos que não devem dar nenhum tipo de comida ao cão à mesa.

- Não use violência: nunca bata nele ou grite com ele se ele estiver pedindo comida porque tentar dividir comida é um comportamento natural dele onde o correto é corrigi-lo, educando-o.

- Eduque desde os filhotes: eduque desde o filhote nos comandos básicos e para não incomodar durante as refeições, com certeza evitará problemas.

- Evite dar ao cão comida para seres humanos: se não lhe dermos comida humana evitaremos riscos e estaremos educando-o.

- Respeitemos os horários das refeições: os cães são muito rotineiros. Respeitar seus horários de alimentação é a maneira mais fácil de impedi-lo de pedir quando não for sua vez.

- Meu cachorro rouba comida da mesa: se um cachorro rouba comida da mesa, a supervisão deve ser reforçada e esse comportamento corrigido. Nunca o castigue.

- As chaves são a perseverança e a paciência: são as virtudes da educação e aprendizagem canina, especialmente quando se quer modificar um comportamento natural.

Para acompanhar estas chaves pode recorrer às “regras de ouro na alimentação dos cães”. Muitos consideram o cão como uma espécie de "lata de lixo" de alimentos, no sentido de que é o receptáculo de todas as sobras ou desperdícios do ser humano. Nada está mais longe da realidade e da saúde, pois precisam de uma alimentação adequada e equilibrada, formulada e preparada para ele. Para tudo isso, é bom levar em consideração as seguintes dicas:

- Não há necessidade de se complicar com o menu. Hoje você pode encontrar bastante variedade, qualidade e quantidade de alimentos balanceados em lojas projetadas para que o cão em pet shops. Não tente substituir tecnologia avançada por recursos domésticos limitados. No entanto, com a orientação do seu veterinário, você pode preparar uma dieta caseira balanceada com ingredientes naturais sem ultra processamento.

- O equilíbrio da dieta tem a ver com o fato de que apenas a carne é uma dieta muito ruim, já que o cão é um carnívoro facultativo não estrito com capacidade genética, ao contrário do lobo, de digerir amidos.

- Equilibrar uma dieta é entender que os ancestrais do cão caçavam e comiam a presa inteira, não comiam exclusivamente o músculo.

 A quantidade de alimentos deve ser controlada e é variável de acordo com a raça, idade, estado, atividade, idade, etc. Como regra geral, um cão consome diariamente entre 1,50% e 3% do seu peso corporal, dependendo da idade, estágio de desenvolvimento, tipo de alimentação, umidade, etc.

- Coloque a comida no prato, e se ele estiver com preguiça, após 15 minutos retire a comida e o prato (sem piedade). 

 - A ração diária deve ser dividida em três refeições (para filhotes) e duas (para adultos). É comum, especialmente em adultos, que eles recebam apenas uma refeição por dia; com uma única refeição, o risco de torção gástrica aumenta, especialmente se for um cão grande.

- O cão deve ter sempre água fresca e limpa à mão.

- Você não deve dar comida para ele depois do expediente, ou ele sempre estará pedindo. E você nunca deve dar nossa comida a ele enquanto estivermos à mesa, ainda menos se ele for um filhote.

Leia também: Cachorro fit viraliza após fazer exercício físico com tutora; confira

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp