BNews Nordeste

Temperaturas acima da média para o período serão as principais características da Primavera em Sergipe

Reprodução/Sedur
Tendo o início do equinócio no Hemisfério Sul, a partir das 16h21 desta quarta-feira (22), este ano a Primavera poderá ter algumas mudanças de padrão.  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Sedur

Publicado em 23/09/2021, às 07h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mais conhecida como a Estação das Flores, a Primavera vem a ser o período de transição do clima seco e frio do inverno para o quente e úmido do verão, e possui como características principais, a volta das chuvas e o calor que aumenta gradativamente, uma espécie de preparação na natureza para o verão, cujo início é pouco antes do Natal. Em Sergipe a Primavera chega com os termômetros registrando aumento na temperatura.

Tendo o início do equinócio no Hemisfério Sul, a partir das 16h21 desta quarta-feira (22), este ano a Primavera poderá ter algumas mudanças de padrão, uma vez que o trimestre entre os últimos dias do mês de setembro até o final de novembro será marcado pela escassez de chuva e temperaturas abaixo da média para o período.

De acordo com os estudos meteorológicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos estados do Nordeste, parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo, sul de Minas Gerais e Oeste do Paraná e de Santa Catarina, as chuvas ocorrerão bem abaixo da média histórica, diferente dos dois últimos anos em que elas ocorreram com frequência considerável.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), durante a primavera deste ano, os efeitos do fenômeno climático La Niña serão sentidos em grande parte do país, podendo afetar a regularidade das chuvas. Outro fator provocado pelo fenômeno será o aumento das temperaturas, que na parte central e no Nordeste do Brasil serão as mais altas do que a média histórica registrada durante a estação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp