BNews Nordeste

Pré-candidatos ao Governo de Sergipe defendem que Belivaldo Chagas não seja cassado pelo TSE

Arquivo / Agência Câmara
Bnews - Divulgação Arquivo / Agência Câmara

Publicado em 09/11/2021, às 10h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pré-candidatos ao Governo de Sergipe, os deputados federais Fábio Mitidieri (PSD) e Laércio Oliveira (PP) defenderam que o mandato do governador Belivaldo Chagas (PSD) não seja cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesta terça-feira (9), a Suprema Corte Eleitoral vai julgar os recursos apresentados contra a decisão que cassou a chapa de Belivaldo em 2019. Para este caso, o Ministério Público Eleitoral deu parecer favorável à cassação.

“Meu governador Belivaldo Chagas, hoje lhe desejo mais do que sorte, justiça. Quem lhe conhece sabe do seu perfil sério, honesto, às vezes duro mas sempre justo. Da mesma forma, minha querida amiga Eliane Aquino [vice-governadora]. Mulher ímpar, correta. Que seja respeitada a vontade das urnas”, disse Fábio em seu Twitter.

Já o pepista, afirmou em entrevista ao Cinform, que “o governador Belivaldo não cometeu crime algum, sempre foi muito respeitoso e quem o conhece bem sabe do seu comportamento”.

Leia também
Justiça nega liminar para instauração da CPI da covid-19 em Sergipe
Governo Bolsonaro veta médico de Sergipe que criticou cloroquina como chefe de programa de imunização
Vereador vai à sessão embriagado e vídeo viraliza; parlamentar disse que passou em um aniversário antes

O relator do processo é o ministro Sérgio de Oliveira Banhos, o mesmo que, recentemente, votou pela cassação do mandato da deputada Diná Almeida (Pode) por abuso de poder político. A então parlamentar perdeu o posto na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para Gracinha Garcez (Cidadania).

Em agosto de 2019, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) cassou o mandato de Belivaldo por abuso de poder político e econômico ao usar a estrutura do Governo do Estado em favor de sua campanha em 2018. A perda do mandato também se estendeu para sua vice. No julgamento do TRE, que teve placar de 6x1 pela condenação, Belivaldo teve a inelegibilidade decretada por oito anos.

O político recorreu da decisão e segue no cargo até decisão do TSE. Se a decisão de perda do mandato do governador for confirmada pela Corte Superior, serão realizadas novas eleições em Sergipe.

Acompanhe o BNews Sergipetambém no Instagram.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp