BNews Nordeste

Vereador protocola lei que proíbe uso de cerol em Aracaju após perder prima

Cesar de Oliveira/Câmara Municipal de Aracaju
Ação aconteceu após o parlamentar perder a prima vítima dessa prática  |   Bnews - Divulgação Cesar de Oliveira/Câmara Municipal de Aracaju

Publicado em 18/11/2021, às 16h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Fabiano Oliveira (PP) protocolou um Projeto de Lei (PL n° 282/2021) que dispõe sobre a proibição do uso de cerol em Aracaju, Sergipe. Fabiano ainda visa proibir a industrialização, comercialização, armazenamento, transporte, distribuição ou manipulação de qualquer outro material cortante usado para empinar papagaios, pipas ou semelhantes. A ação aconteceu nesta quarta-feira (17). 

O vereador tomou essa atitude após perder a prima vítima de acidente com linha de cerol. Em seu discurso, ele relembrou o fato: “Nessa semana eu perdi minha prima, vocês devem ter acompanhado o caso da mulher que morreu vítima de acidente com linha de cerol. O acidente que vitimou a senhora Ana Estela Menezes Oliveira, 51 anos, ocorreu no bairro Coroa do Meio, zona sul de Aracaju, quando ela estava a caminho da casa da mãe. Ela morreu no local”.

Leia Também:
Vereador quer regulamentar uso e comercializaçao de cerol em Salvador

“Para quem não sabe, o Cerol é uma mistura de cola de madeira com vidro moído que é passado nas linhas dos papagaios e pipas com a intenção de cortar a linha das pipas de outros ‘empinadores’. Esta mistura faz com que a linha se torne uma verdadeira navalha causadora de muitas cicatrizes, mutilações e acidentes fatais. Minha prima foi uma das vítimas!”, explicou Fabiano.

Mesmo entendendo que essa prática é tradição no país, o vereador alerta para os riscos que ela traz: “Também são utilizadas variações de pó cortante, o mais comum é o pó de ferro que tem um agravante por conduzir eletricidade quando toca nos fios de alta tensão provocando choques elétricos, que podem culminar com o óbito de quem solta as pipas”, afirmou. 

“Diante dessa tragédia e pensando em evitar tantas outras, protocolei um Projeto de Lei (PL n° 282/2021) no dia de ontem, 17, que dispõe sobre a proibição de industrialização, comercialização, armazenamento, transporte, distribuição, manipulação e uso de cerol, "linha chilena" ou de qualquer material cortante utilizado para empinar papagaios, pipas ou semelhantes”, finalizou. 

Leia Mais:
Olavo Carvalho volta para os EUA após ser intimado
Camila Queiroz publica carta de despedida para Angel
Atriz brasileira é confirmada em novo filme do universo Harry Potter; saiba quem é

Classificação Indicativa: 10 anos

FacebookTwitterWhatsApp