BNews Nordeste

Secretário de Turismo afirma que Sergipe terá o melhor verão e que já colhe frutos com o Centro de Convenções

Arquivo / GovSE
Secretário ainda comentou sobre o diálogo com o empresariado e a realização dos festejos juninos em 2022  |   Bnews - Divulgação Arquivo / GovSE

Publicado em 14/12/2021, às 17h52 - Atualizado às 18h16   Adelia Felix e Milena Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

A pandemia de covid-19 fez o turismo enfrentar a maior crise em todo o mundo. Menor ente federativo do Brasil e com baixo orçamento, Sergipe ainda compete com dois estados também donos de grandes belezas naturais. Mas, apesar da crise, o secretário de Turismo do Estado, José Sales Neto, afirmou ao BNews que as expectativas são boas com a proximidade das altas estações.

“Eu tenho a convicção de que serão as melhores de todos os tempos. E, por que eu digo isso? Pelas informações que nos chegam das companhias aéreas das operadoras de viagens, que vendem pacotes para Sergipe, dos setores que recebem turistas em nosso estado. As taxas de ocupação para a alta estação já estão bem altas e isso quer dizer que a gente já vai ter um fluxo garantido, de uma quantidade grande de turistas, alguns setores já estão com uma quantidade de turistas maior do que tinham antes, na pré-pandemia”, explicou.

Também em entrevista à nossa reportagem, o titular da pasta afirmou que Sergipe já colhe os frutos com a entrega do Centro de Convenções após seis anos de reforma e com um custo de quase R$ 30 milhões. O empreendimento, administrado pela AM Malls pelos próximos 25 anos, coloca o estado sergipano no circuito de grandes eventos do país, incentivando, principalmente, o turismo de negócios.

“Já está tendo fila de eventos para o segundo semestre de 2022, 2023 e até reservas para 2024. Então, é um equipamento que vai agregar muito porque são eventos com uma grande quantidade de pessoas. Sergipe estava fora desse circuito de grandes eventos porque não tinha onde abrigar eventos para 4, 5, 6 mil pessoas e agora tem. Nós vamos ter que buscar formas de receber bem esses turistas de eventos, que vão chegar por aqui, mas se tem uma característica nossa é que sabemos receber bem os turistas”, afirmou.

Ainda segundo Neto, o diálogo com o empresariado, uma determinação do governador Belivaldo Chagas (PSD) quando ele assumiu a pasta, “está muito bom”. “A gente vem construindo uma excelente relação com todos os setores, de conversas constantes, de busca de enfrentamento de desafios de forma conjunta e parcerias. Não apenas com o setor privado, mas também com as instituições, a exemplo do Sebrae, Fecomércio, os municípios – prefeitura de Aracaju, prefeitura de Estância, prefeituras no interior do estado, que têm o turismo como uma importante fonte de renda”, garantiu.

São João
O secretário de Turismo afirmou ainda que o Estado já avalia a realização dos festejos juninos do próximo ano. Por causa da crise sanitária, Sergipe está há dois anos sem os tradicionais festejos. Apesar do avanço da vacinação e queda nos índices de mortes e casos de covid-19, Sales ressaltou que a pandemia é uma “variável que a gente não controla”. 

“Nós estamos entendendo, pelos números atuais, que está existindo uma diminuição muito forte dos índices de contaminação, de internação, de óbitos e que, se tudo continuar assim, nós teremos grandes chances de realizar São João em 2022. Mas, como eu disse, é algo que a gente tem que aguardar um pouco mais. Terminamos de discutir questões relacionadas ao réveillon, vamos iniciar um processo de discussão, depois da virada do ano, sobre Carnaval.  Cada dia com sua agonia”, avaliou.

Eleições
Sales está na vida pública desde 2007, quando entrou para o “ime de técnicos no governo de Marcelo Déda. Na gestão do governador Belivaldo Chagas, ele chegou a ser o titular da Secretaria da Comunicação, mas quando a pasta foi transformada em superintendência, Sales ficou somente na chefia da Secretaria de Turismo. Apesar do trabalho que desempenha, ele não cogita, no momento, disputar nenhum cargo eletivo nas eleições de 2022.

“Se há êxito nesse trabalho, é porque o governador tem dado todo apoio. Mas, eu não tenho nenhuma pretensão de ser candidato a nenhum cargo eletivo em 2022. Não serei. Não sou filiado a nenhum partido político. O meu foco é um trabalho mais técnico. Eu admiro muito os que estão na vida pública, as pessoas que colocam seu nome à disposição da população para que a população possa colocar seu voto de confiança e que possam assumir cargos eletivos, mas a minha perspectiva de trabalho é justamente na assessoria desses projetos políticos e administrativos, mas não diretamente no enfrentamento eleitoral”, garantiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp