BNews Folia

Carnaval de Salvador gera 250 mil empregos temporários e injeta R$1,8 bilhão na economia, segundo Prefeitura

Divulgação
A ocupação de leitos das hospedarias atingiu média de 96,3%   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/03/2019, às 03h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Carnaval de Salvador bateu recorde de público e renda, movimentando toda a cadeira produtiva da capital. Segundo a Prefeitura, nenhuma outra cidade tem o know how para organizar um evento que reúne milhões de pessoas nas ruas em vários locais ao mesmo tempo com poucas ocorrências graves, em uma operação que envolve 10 mil colaboradores. A expertise da Prefeitura envolve ainda a captação de recursos privados para a realização da festa, e a contratação de atrações que desfilam gratuitamente, sem cordas, para o folião pipoca (este ano foram mais de 300). 

Foram 800 mil turistas durante a festa, 250 mil empregos temporários gerados e R$1,8 bilhão injetados na economia. 

A ocupação de leitos das hospedarias atingiu média de 96,3%. Além disso, a venda de bebidas pelos ambulantes credenciados pela Prefeitura (dez mil no total) registrou um aumento de 17% em relação ao ano passado. 

Infraestrutura - Toda a infraestrutura é montada de forma que a cidade funcione de forma adequada e adaptada às diversas realidades impostas pela festa, proporcionando conforto e segurança para quem trabalha e se diverte no Carnaval, beneficiando ainda quem não gosta da folia. 

A estrutura de saúde, com a implantação de módulos dentro ou próximo dos circuitos, é um dos exemplos de sucesso de organização. Essas unidades alcançam 97% de resolutividade, sem necessidade de transferência de pacientes para hospitais ou UPAs. 

No trânsito, a Transalvador registrou uma redução de cerca de 50% na quantidade de acidentes nos cinco primeiros dias do Carnaval. No transporte, uma das novidades é a linha gratuita que faz a ligação entre a Estação da Lapa e o bairro do Calabar passando pela Avenida Centenário, uma das principais utilizadas pelos foliões para chegar ao Circuito Dodô. Essa é a única linha de ônibus que circula pela via, evitando transtornos e engarrafamentos. No total, a Prefeitura oferta 3 mil ônibus para atender a população. Já foram registrados 5.718.574 passageiros transportados neste Carnaval. 

O prefeito ACM Neto celebra os números da festa. "Temos cerca de 12% a mais de pessoas nas ruas do que ano passado. Isso fica comprovado com os dados do transporte público, por exemplo. No sábado passado, o Circuito Dodô teve o maior número de foliões de sua história. Esses números demonstram o sucesso dessa festa, o que representa avanço econômico para Salvador. Para que tudo isso dê certo, o esforço que a Prefeitura faz é gigantesco".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp