BNews Folia

Opinião: Mesmo correndo por fora, Lincoln Senna merece ser visto como destaque da música baiana

Reprodução / Instagram
No Carnaval 2020, o cantor é o artista baiano que mais vai se apresentar no período oficial da folia   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram

Publicado em 18/02/2020, às 12h45   Tiago Di Araujo


FacebookTwitterWhatsApp

Geralmente, quando se fala em música baiana, principalmente dos artistas que se destacam no Carnaval de Salvador, os primeiros nomes que vêm à cabeça são naturalmente de Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Bell Marques, Carlinhos Brown e muitos outros. Mas atualmente, esse posto passou a ser ocupado também por nomes como Léo Santana, Harmonia do Samba, Psirico, Parangolé e mais alguns.

No entanto, existem artistas da nossa terra que precisam e merecem ganhar mais destaque do que lhe é dado normalmente. Entre esses, quero destacar Lincoln Senna. Para quem não acompanha e ver de fora a carreira do jovem cantor, fã escrachado de Xanddy, deve associá-lo a apenas mais um com o rostinho bonitinho que apareceu na música da Bahia.

Mas, se engana muito quem cai nesse achismo. Em tempos de paixões platônicas e arrebatadoras, com todo merecimento, como é o caso da BaianaSystem, se manter por anos em evidência, mesmo em caráter regional, é algo louvável. Vai me dizer que você, mesmo sem curtir o som, nunca ouviu por aí o nome Lincoln Senna e Duas Medidas? Acho muito difícil de não ter acontecido se você habita nessa terra chamada Salvador.

Desde os tempos da boate Madrre, no Costa Azul, os meninos da Duas Medidas, já mostravam originalidade, o que só aumentou com o passar dos anos. Há cerca de dois anos, Lincoln vem construindo a carreira solo, mas aqui pra nós, essa carreira já está consolidada dentro da música baiana. Se não no primeiro escalão, entre os nomes citados no início do texto, mas com moral para ser respeitado como um dos melhores puxadores de trio da folia, por exemplo.

Carisma, irreverência, energia ímpar e inovação são características que se destacam no rapaz de 33 anos, que traz uma senhora bagagem. Sempre disposto a ouvir, a aprender, a contribuir, Lincoln é o maior nome da nova geração. Seja como axé, como pagode, como eletrônico ou misturando tudo, o fato é que ele sabe e tem consciência da responsabilidade de apresentar um show de verdade aos seus fãs ou até mesmo para aquele que está lhe ouvindo ou lhe assistindo por acaso.

Basta acompanhar ou "dar um Google" que facilmente se encontra produções originais do artista, que inclusive, lhe fez criar o bordão “não queria identidade? Receba RG”. Os clipes de hits como "Paredão das Amigas", "La Raba" (que recentemente animou a festa do Big Brother Brasil 20), "Rabetão no Paredão", "Que Meu Ex Se Lasque", "A Cobra" e "Trenzinho da Sacanagem" já ultrapassam a casa dos milhões de visualizações. E mantendo a linguagem de pura animação, traz como grande aposta para 2020, a música “Carnavrau", que de forma injusta, malmente é lembrada na disputa de hit da folia.

E se eu falo que Lincoln é atualmente um dos melhores puxadores de trio da maior festa de rua do mundo e destaque da nova geração, não é à toa. A prova disso é que seu nome sempre consta na programação de grandes eventos, principalmente em Salvador, a exemplo do Festival Virada. No Carnaval, nem se fala. Ele é simplesmente o artista que mais vai se apresentar nos dias oficiais da folia. Entre 20 e 25 de fevereiro (quinta a terça), serão 14 shows, variando entre trios, camarotes e palcos. Para se ter uma ideia do fenômeno, nem Léo Santana vai se apresentar tanto. O Gigante, nos mesmos dias, toca em 13 oportunidades. Outras bandas como Psirico, Harmonia, O Poeta, La Fúria e Parangolé também se apresentam menos.

Diante disso, é praticamente impossível negar que existe muito talento no jovem cantor. No entanto, o fato de ele ainda não figurar entre os principais nomes da animada música baiana vai além de performance, dom e singularidade. Muito além! Mas, se fosse por merecimento... eis que Lincoln já seria digno de ser visto de forma grandiosa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp