BNews Folia

Circuitos passam por vistorias e reparos constantes durante o Carnaval

Romildo de Jesus/Secom
Até o momento, não houve registro de ocorrências mais significativas  |   Bnews - Divulgação Romildo de Jesus/Secom

Publicado em 25/02/2020, às 19h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As equipes de manutenção das vias públicas, assim como da Defesa Civil de Salvador (Codesal), atuaram em regime de plantão 24 horas desde o início do Carnaval. Somente entre ontem (24) e a madrugada desta terça-feira (25) foram realizadas, por exemplo, 919 desobstruções de rede de esgoto nos circuitos e bairros onde há folia. Já a Codesal realiza constantemente vistorias para evitar acidentes relativos a estruturas públicas ou de responsabilidade privada durante a festa. Até o momento, não houve registro de ocorrências mais significativas.

As ações de toda a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) incluem a operação especial da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) na limpeza de sarjetas, o atendimento às solicitações emergenciais e reparos de infraestruturas, além de eventuais substituições que se façam necessárias no mobiliário urbano. Outros importantes serviços, além da desobstrução de redes, também têm contribuído, indiretamente, para o sucesso a folia

Da segunda-feira até madrugada desta terça de Carnaval foram feitas ainda 341 limpezas de caixas de esgoto e 26 substituições de tampões ou grelhas, além de 27 serviços de poda e seis reparos de calçadas. O órgão ainda atua na manutenção de áreas verdes em geral e reposição de tapumes.

Vistorias - Mesmo sem a ocorrência de fortes chuvas nos dias de folia, as equipes da Defesa Civil também estão trabalhando de plantão para o caso de eventuais emergências no período da festa. Há dois estandes centrais instalados no Campo Grande e em Ondina, além de oito postos espalhados pelos trajetos da folia. 

As equipes, que somam 58 profissionais de plantão, realizam vistorias para identificação de riscos, como lotação excessiva em trios, camarotes e marquises, uso de fogos de artifício e serpentinas, entre outros fatores que possam causar acidentes.

O diretor-geral da Codesal, Sósthenes Macedo, explica que as ações preventivas do órgão foram iniciadas desde novembro, completando três fases da operação. "Há três meses, iniciamos as vistorias em todos os circuitos e também nos locais onde foram instalados os palcos do Carnaval dos Bairros. Foram apontados os cenários de risco para que os responsáveis possam intervir e evitar acidentes durante a folia, a exemplo de fiações baixas, pedras portuguesas soltas, buracos no percurso, árvores que necessitem de poda, marquises comprometidas. Depois, há um segundo momento, em que é feita uma nova vistoria acerca dos serviços que já foram realizados, concluindo, agora, com a operação especial também durante a festa".

Para atender as eventuais ocorrências fora dos circuitos da folia, o órgão mantém também o plantão de 24 horas na sede, localizada na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), monitorando o clima, além de ameaças de desabamentos e incêndios ou mesmo deslizamentos, em caso de chuva. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp