BNews Folia

No comparativo com 2019, SSP registrou “ligeiro aumento” no número de furtos durante Carnaval

Vitor Barreto/divulgação SSP
Também foi registrada uma redução do registro de lesões corporais consideradas leves de 1,2% em comparação com ano passado  |   Bnews - Divulgação Vitor Barreto/divulgação SSP

Publicado em 26/02/2020, às 13h10   Pedro Vilas Boas e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, disse na manhã desta quarta-feira (26) que, no comparativo com 2019, o carnaval desse ano registrou um “ligeiro aumento” no número de furtos. 

Também foi registrada uma redução do registro de lesões corporais consideradas leves de 1,2%. Por outro lado, houve um aumento - também de 1,2% - nas agressões consideradas mais graves. "É praticamente o número de lesões que tivemos no ano passado", concluiu.

"São subtrações sem violência ou grave ameaça. 
Vamos pegar 1,2% - que estatisticamente é nada - e comparar com o que nós tivemos de superação", avaliou após coletiva de apresentação dos números registrados nos dias de folia no início desta tarde.

Inovação

O secretário defendeu que esse foi o carnaval da "inovação antes de da superação". Ele destaca que a inclusão da tecnologia de identificação facial nos portões de acesso aos circuitos da festa possibilitou a prisão de 42 indivíduos quando esses tentavam adentrar a festa. "Muitas delas respondem por tráfico de drogas, homicídio, por crimes de roubo. Foi um carnaval de sucesso efetivo", avaliou.

Ele acrescenta que o emprego de tecnologias permitiu comprovar uma hipótese com a qual a SSP já trabalhava, que é a de que existe uma migração de foliões - e ocorrências, consequentemente - do circuito do Campo Grande para o circuito Barra-Ondina. Ao todo, foram contatadas 11 milhões de pessoas foram contabilizadas ao longo dos circuitos oficiais ao longo dos seis dias oficiais de festa. Quase sete milhões estiveram no Barra-Ondina no período, contra três milhões no Campo Grande. 

"Isso nos trouxe uma necessidade de reformular o que nós havíamos planejado. Ou seja, de tirar o policiamento aqui do Campo Grande, levando para o circuito Barra-Ondina", recorda. Segundo Barbosa, só no último sábado (22), foram um milhão e quinhentas mil pessoas em Ondina enquanto o público do Campo grande alcançou a marca de 600 mil. 

"Tivemos um único caso de desparro de arma de fogo cuja pessoa já foi presa ontem rapidamente pela polícia civil. Não tivemos homicídios nos circuitos oficiais da festa. Para nós é uma vitória muito grande", celebrou. 

Ambulantes

O secretário defendeu a necessidade de reorganizar a disposição dos ambulantes ao longo do circuito Barra-Ondina, uma vez que mais pessoas em um menor espaço "trouxe a sensação de que não haviam policiais em número adequado". Ele acrescenta que houve até um número maior de policiais na rua.

Ele afirma que a instalação de unidades específicas para o combate à importunação sexual e intolerância religiosa, algo implantado em 2019, também rendeu frutos. "Registramos nove casos. Também registramos um caso de homofobia", informou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp