Brasil

Para FHC, renúncia de Dilma seria "gesto de grandeza"

Publicado em 17/08/2015, às 17h52   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez uma avaliação positiva dos protestos deste domingo, 16., através das redes sociais. Para o tucano o mais "significativo" das passeatas reivindicando o impeachment de Dilma Rousseff foi a "persistência do sentimento popular de que o governo, embora legal, é ilegítimo", segundo informou o Diário do Poder. 
Em tom crítico e firme, na postagem publicada no Facebook, FHC afirmou que "conchavos de cúpula" não dão de volta legitimidade ao governo que, por conta disso, não consegue administrar o país. A princípío, o ex-chefe de Estado não defende abertamente que Dilma renuncie, mas diz que ela necessita agora de um "gesto de grandeza", como a renúncia ou assumir seus erros como forma de recuperar sua capacidade de governar.
"Se a própria Presidente não for capaz do gesto de grandeza - renúncia ou a voz franca de que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional -, assistiremos à desarticulação crescente do governo e do Congresso, a golpes de Lava Jato. Até que algum líder com força moral diga, como o fez Ulysses Guimarães, com a Constituição na mão, ao Collor: você pensa que é presidente, mas já não é mais", afirmou o ex-presidente em seu post.
Fernando Henrique também fez comentários sobre o ex-presidente Lula. Para ele, o petista "contamina" as condições de governabilidade de Dilma e citou o balão de Lula vestido de presidiário usado por manifestantes ontem. "Com a metáfora do boneco vestido de presidiário, a presidente, mesmo que pessoalmente possa se salvaguardar, sofre contaminação dos malfeitos de seu patrono e vai perdendo condições de governar." FHC completa dizendo que falta "base moral" ao governo, base que foi "corroída pelas falcatruas do lulopetismo". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp