Brasil

Dona de barragens é uma das líderes da mineração mundial

Publicado em 08/11/2015, às 06h49   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A Samarco responde por 2% da produção mundial de pelotas (bolinhas de ferro concentrado usadas na produção de aço) e é uma das maiores exportadoras do Brasil, de acordo com informações publciadas pelo jornal O Globo. Em 2014, ficou em 10º lugar no ranking das empresas que exportam. Este ano, até outubro, embarcou US$ 1,8 bilhão, descendo um degrau na lista.
Ainda segundo o jornal, ela é controlada pela Vale (50%) e pela australiana BHP Billiton (50%), qualquer problema enfrentado pela companhia tem reflexo sobre as ações de suas controladoras. As ações ordinárias (com direito a voto) da Vale desabaram 7,07% ontem na Bovespa. A BHP, maior mineradora do mundo, não tem papéis negociados no Brasil. Na Bolsa de Sidney, suas ações caíram 2,49%.
Devido ao acidente, analistas avaliam que pode haver alta repentina de preços do minério de ferro e de pelotas, já que não se sabe por quanto tempo as operações da unidade de Germano da Samarco, em Mariana, ficarão paralisadas. "Não está claro quais serão os custos de limpeza e de indenizações", ressaltaram analistas do Citibank em relatório. A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) colocou a empresa em observação, "com implicação negativa".
De acordo com a publicação, com cerca de três mil funcionários, a Samarco tem minas em Mariana e Ouro Preto, onde é extraído o minério de ferro. Em uma unidade de beneficiamento, o ferro é separado das impurezas, que são armazenadas em barragens de rejeitos.
Segundo a Samarco, "a última fiscalização (nas barragens) ocorreu em julho de 2015 e indicou que encontravam-se em totais condições de segurança". A companhia assegura ainda que os rejeitos são inertes. A Vale e a BHP lamentaram o acidente.
Publicada no dia 7 de novembro de 2015, às 10h50

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp