Brasil

Projeto do MST tem meta de plantar 100 milhões de árvores em dez anos

Reprodução/MST
Plano prevê a criação de conselho com professores, técnicos e grupos de ONG's para desenvolver técnicas de plantio   |   Bnews - Divulgação Reprodução/MST

Publicado em 06/01/2020, às 14h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um projeto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) visa a plantação de 100 milhões de árvores nos próximos dez anos. Segundo João Pedro Stédile, coordenador nacional do movimento, esta meta pode ser alcançada ainda antes do prazo.

A proposta ganhou força nos últimos meses com a divulgação dos dados preocupantes do crescimento do desmatamento na Amazônia e, mais recentemente, após o discurso do papa Francisco no Sínodo da Amazônia. O projeto “Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis” será anunciado pelo MST no encontro da sua coordenação nacional, no próximo dia 25.

“Nossa meta é essa [100 milhões de árvores em dez anos], mas imaginamos que é possível alcançá-la antes”, diz Stédile.

O MST enviou às direções estaduais um plano que prevê a criação de um conselho com professores, técnicos e grupos de ONG's para desenvolver técnicas de plantio e detectar os viveiros e casas de sementes existentes na região. De acordo com a Folha de S. Paulo, uma das possibilidades discutidas é a implantação de "agroflorestas".

“Mais do que reflorestamento, devemos falar em sistemas produtivos com árvores. Diante da diversidade de biomas que temos em nosso país, precisamos desenvolver diferentes formas de agroflorestas, quintais produtivos e policultivos para cuidar dos bens comuns”, diz o texto do projeto.

No documento, o movimento faz críticas ao governo Bolsonaro, que acusa de estimular crimes ambientais com a destruição de legislações e o desmonte de órgãos de controle e fiscalização.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp