Brasil

Desemprego tem pequeno recuo, mas 11,9 milhões de pessoas seguem sem ocupação

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O índice de pessoas desalentadas se manteve estável em 4,2%, mas ainda bem perto da taxa de 4,4%, nível máximo da série história, atingido em 2019  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 28/02/2020, às 12h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A taxa de desemprego no trimestre que encerrou em janeiro, contabilizou um pequeno recuo de 0,4% em relação ao trimestre anterior. De acordo com dados da PNAD Contínua, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a taxa agora está em 11,2% e 11,9 milhões de pessoas seguem sem ocupação.

Em relação ao mesmo período no ano passado, a queda do desemprego foi de 0,8%. Já o contingente de pessoas ocupadas se manteve estável em comparação ao último trimestre, com um discreto crescimento de 1.860 mil pessoas.

O índice de pessoas desalentadas se manteve estável em 4,2%, mas ainda bem perto da taxa de 4,4%, nível máximo da série história, atingido em 2019.

INFORMALIDADE

A taxa de informalidade também caiu: de 41,2% no trimestre de agosto a outubro, para 40,7% no trimestre encerrado em janeiro. “Esse recuo está associado à redução de aproximadamente 479 mil trabalhadores informais em relação ao trimestre móvel anterior”, aponta Adriana Beringuy, analista da PNAD Contínua.

E essa queda refletiu também no aumento de pessoas empregadas com carteira assinada, o chamado trabalho formal, que teve crescimento de 1,5%. Em números, a porcentagem representa cerca de 540 mil empregados a mais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp