Brasil

Detenta trans se pronuncia após polêmica entrevista com Drauzio Varella: "Não tentei passar de inocente"

Reprodução/TV Globo
A resposta da detenta foi divulgada de uma advogada que se emocionou com o caso  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 09/03/2020, às 18h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A detenta transexual Suzi Oliveira se pronunciou, por meio de uma carta divulgada por uma advogada no Instagram, nesta segunda-feira (9), após a polêmica entrevista que concedeu ao médico Drauzio Varella, no Fantástico, em que foi abraçada por ele. Dias após a exibição da reportagem, veio à tona o motivo da prisão de Suzi: ela estuprou e matou uma criança de 9 anos.

"Eu sei que errei, e muito. Nenhum momento tentei passar como inocente, e, desde aquele dia, me arrependi verdadeiramente. E, hoje, estou aqui pagando por tudo que cometi", escreveu, em um trecho da carta, feita a próprio punho.

A resposta da detenta foi divulgada por uma advogada que se emocionou com o caso. A reportagem da TV Globo contou histórias de detentas trans, expondo problemas enfrentados por esse grupo nas cadeias brasileiras.

"Não sou juiz"

Após a repercussão, Drauzio emitiu uma nota, neste domingo (8), na qual afirma que há 30 anos frequenta penitenciárias para tratar da saúde de detentos e que não pergunta o que seus pacientes possam ter feito de errado. “Sigo essa conduta para que meu julgamento pessoal não me impeça de cumprir o juramento que fiz ao me tornar médico”. O médico afirma que segue os mesmos princípios em seu trabalho televisivo, e que não perguntou para nenhuma das entrevistadas sobre os delitos cometidos. “Sou médico, não juiz”, escreveu.

As reações contra o médico e a rede Globo foram motivadas com publicações nas redes sociais do ministro da educação Abraham Weintraub e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

As tags #DrauzioVarellaLixo e #BoicoteAGlobo figuraram entre os trending topics do Twitter desde a revelação. Nota lida durante o Fantástico afirma que “os crimes das entrevistadas não foram divulgados, porque este não era o objetivo”. O programa também declarou apoio integral ao comunicado divulgado por Drauzio.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp