Brasil

Brasil é 3º país da América Latina onde mais jornalistas foram mortos

Publicado em 11/01/2012, às 23h21   Redação Bocão News



O Brasil é o terceiro país da América Latina onde mais ocorreram assassinatos de jornalistas em 2011. De acordo com o ranking feito pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), no Brasil foram registradas 4 das 24 mortes de profissionais de comunicação. O país perde apenas para o México (7 mortes) e Honduras (5). Também fazem parte da lista Peru (3), Colômbia (1), El Salvador (1), Guatemala (1), Paraguai (1) e República Dominicana (1).

Os quatro jornalistas brasileiros citados pela SIP são Luciano Leitão Pedrosa (morto em Pernambuco, em abril), Valério Nascimento (Rio, em maio), Edinaldo Filgueira (Rio Grande do Norte, em junho) e Vanderlei Canuto Leandro (Amazonas, em setembro).

De acordo com a entidade, a morte de 24 repórteres em 2011 aponta o perigoso avanço do crime organizado na região, em muitos casos havia parceria com corruptos que trabalhavam na administração.

Na Bahia, o radialista da Rádio Sucesso FM, Laécio Souza, foi morto com um tiro na cabeça no dia 3 deste mês, em Simões Filho. E em novembro do ano passado, o cinegrafista Gelson Domingos, 46 anos, da TV Bandeirantes, foi morto com tiro de fuzil enquanto registrava uma operação policial em uma favela na zona oeste do Rio de Janeiro. Estes não foram colocados na estatítstica.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp