Brasil

Governo autoriza reajuste de até 4,88% no preço dos remédios

Pixabay
Reajusto já pode ser aplicado pelas farmacêuticas  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 15/03/2021, às 15h14   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) autorizou um aumento de até 4,88% nos preços dos remédio no Brasil. O registro foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (15) e já pode ser aplicado pelas farmacêuticas.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (12) pelo Comitê Técnico-Executivo da CMED, órgão vinculado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por meio da entidade, o governo controla o reajuste de preços de medicamentos periodicamente e estabelece o aumento máximo que esses produtos podem atingir no mercado.

O reajuste não representa um aumento automático nos preços, mas um limite máximo. Assim, cada empresa pode optar pela aplicação do índice total ou menor, a depender das estratégias comerciais.​​

Para chegar ao percentual do reajuste, a CMED observa fatores como a inflação dos últimos 12 meses (IPCA), a produtividade das indústrias de medicamentos, custos como câmbio e tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado.

O ajuste de preços foi feito 15 dias antes do usual, pois uma resolução da CMED estabelecia que os preços deveriam ser modificados em 31 de março de cada ano. A portaria não esclarece o motivo da antecipação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp