Brasil

Brasil registra 282 denúncias ao dia de violações a crianças e adolescentes

Arquivo / Agência Brasil
Segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), a maior parte delas (121) é de maus-tratos, e 52 são de abuso sexual, como estupro ou assédio.  |   Bnews - Divulgação Arquivo / Agência Brasil

Publicado em 05/07/2021, às 08h04   Redação BNews



Nos primeiros seis meses de 2021, o Brasil registrou uma média de 282 denúncias de crimes contra crianças e adolescentes por dia. Segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), a maior parte delas (121) é de maus-tratos, e 52 são de abuso sexual, como estupro ou assédio. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo.

Especialista ouvido pela reportagem afirmou que os dados oficiais podem ser subnotificados, o que torna o cenário ainda pior. Desde que a pandemia começou, em março de 2020, o número de denúncias caiu de 29 mil no primeiro trimestre para 20 mil nos últimos três meses do ano. Em 2021, voltaram a subir, e atingiram 25 mil entre abril e junho.

"Isso não significa que o número de violações caiu em 2020. Os registros diminuíram, por causa do isolamento social. Em 2021, mais serviços voltaram a funcionar presencialmente, e isso reflete o novo aumento", afirmou Marta Volpi, assessora de políticas públicas da Fundação pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo o jornal, o isolamento social, imposto pela pandemia, dificultou muito as denúncias de violações contra crianças e adolescentes. Isso porque 80% dos casos acontecem dentro da casa da vítima, e 65% dos suspeitos são os próprios pais, mães, padrastos ou madrastas, o que deixou as violações escondidas no âmbito familiar dos agressores e suas vítimas.

Pesquisa divulgada em março pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) mostra que o ensino remoto no Brasil foi, majoritariamente, a combinação de aulas por WhatsApp com materiais impressos, nos quais os professores tinham pouco ou nenhum contato com seus estudantes.

Os dados da ONDH mostram ainda que o número de violações no ambiente virtual cresceu 80% durante a pandemia. E, das 1.277 denúncias relacionadas à internet em 2021, 623 envolvem crimes sexuais, e outras 382, exposição erótica de crianças.

Enquanto isso, as violações em via pública caíram 45%, e aquelas realizadas em instituições de ensino, 63%. Considerando apenas os casos de crimes sexuais (estupro, abuso sexual, exploração sexual, abuso sexual psíquico e assédio sexual), caíram de 89 entre janeiro e março de 2020 para 7 nos últimos três meses do ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp