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Empresas jornalísticas se decepcionam com redes sociais

Imagem Empresas jornalísticas se decepcionam com redes sociais
Conclusão consta da edição 2012 do The State of The News Media  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/03/2012, às 06h18   Redação Bocão News


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Plataformas de redes sociais, como Twitter e Facebook, têm papel relevante na distribuição de conteúdos jornalísticos. Contudo, esse papel vinha sendo superestimado. A conclusão consta da edição 2012 do The State of The News Media, relatório divulgado nesta segunda-feira pelo instituto Pew Internet Research sobre o mercado americano.
De acordo com o estudo, as redes sociais foram responsáveis por 9% da audiência das versões virtuais de veículos jornalísticos americanos em 2011. Em outras palavras, os leitores chegaram aos artigos e reportagens graças a links espalhados nas redes sociais.
O resultado foi recebido com desânimo pelos autores da pesquisa, que esperavam uma participação maior das redes sociais na audiência. “A mídia social se tornou uma nova vitrine, mas não substitui tradicionais trajetos virtuais para chegar a uma informação”, diz o texto.
As demais origens de tráfego de fato superam de longe as redes sociais: 36% dos entrevistados acessam sites de notícias a partir da url original ou pelo aplicativo oficial da empresa, 32% o fazem por meio de mecanismos de buscas e 29% visitam agregadores de notícia para se informar. Entre as redes para compartilhar conteúdo, o Facebook lidera. O número de usuários que seguem uma notícia publicada na rede é o dobro dos que o fazem a partir do Twitter.
Um dado importante, contudo, foi desprezado: o crescimento da distribuição de informação por sites como Twitter, Facebook e Orkut – alta de 57% nos últimos dois anos. Sinal de que tudo é uma questão de expectativa: as redes têm cooperado no compartilhamento de conteúdos. Só não se deve esperar milagre delas.

Classificação Indicativa: Livre

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