Brasil

Dirceu: "Fui assediado moralmente por Fux"

Publicado em 10/04/2013, às 09h37   Redação Bocão News (@bocaonews)



O ex-ministro José Dirceu revelou a Fernando Rodrigues e Mônica Bergamo, da Folha, que que foi "assediado moralmente" pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux durante mais de seis meses para recebê-lo, e disse que ele prometeu absolvê-lo no julgamento do mensalão.

"Ele tomou a iniciativa de dizer que ia me absolver. Textualmente. Eu disse: 'Eu não quero que o sr. me absolva. Eu quero que o sr. vote nos autos. Não é porque não tem prova, não. Eu fiz contraprova porque eu sou inocente'. Para fazer uma síntese do encontro, é isso", contou Dirceu.

Na época, Fux ainda era ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e fazia campanha para ser indicado pela presidente Dilma Rousseff para integrar o STF. O ex-ministro nega que o ocorrido tenha influenciado na escolha da presidente Dilma Rousseff.
Fux votou pela condenação de Dirceu, que recebeu do STF uma pena de dez anos e dez meses de prisão. O petista afirmou que ele "já deveria ter se declarado impedido de participar desse julgamento".

Em dezembro do ano passado, Fux admitiu à Folha que encontrara Dirceu quando estava em campanha para o STF, mas negou ter prometido sua absolvição. "Confesso que naquele momento não me lembrei [que Dirceu era réu]", disse na época.

Para Dirceu, argumento de Fux é "tragicômico" e "soa ridículo, no mínimo". Ele afirmou que vai continuar na vida pública e que fará política até 'o último suspiro'. No entanto, confessou que as vezes pensa que era melhor se tivesse morrido do que passar pelo o que está passando.

Atualmente, ele critica o pedido dos advogados de defesa para que tenham mais tempo para ler os votos dos ministros, lembrando que todos assistiram aos vídeos do julgamento. O blogueiro Luís Nassif, da Agência Dinheiro Vivo, comprou uma briga com o ministro, e o acusou de julgar sem ler trechos do processo da Ação Penal 470. Mas Nassif lembra que, num vídeo, Fux revogou a presunção de inocência, princípio básico do direito, e supõe que isso não estará contido no seu voto.

Confira alguns pontos abordados por Dirceu na entrevista:

Assédio de Fux

Com relação à minha reunião com o então ministro do STJ Luiz Fux, que eu não conhecia, eu fui assediado moralmente por ele durante mais de seis meses para recebê-lo. Através de terceiros, que eu não vou nominar. Eu não queria [recebê-lo]. Eu o recebi, e, sem eu perguntar nada, ele não apenas disse que conhecia o processo... Porque ele dizer para sociedade brasileira que não sabia que eu era réu do processo do mensalão é tragicômico. Soa... É que soa ridículo, no mínimo, né? E ele tomou a iniciativa de dizer que ia me absolver. ...Disse textualmente...Que ia me absolver.


Fonte: Brasil 247

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp