Chuva

Salvador teve em 2020 o mês de abril mais chuvoso em 14 anos, afirma diretor-geral da Codesal

Arquivo BNews
Em entrevista ao BNews, Sosthenes Macêdo conta que as chuvas registradas de março à junho deste ano superaram em mais de 56% a média esperada  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 05/07/2020, às 12h48   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O último mês abril despontou como o mais chuvoso vivido por Salvador em 14 anos. Além disso, a capital baiana registrou em 2020 o primeiro semestre mais chuvoso em mais de três décadas. As informações são do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo. 

O BNewspublica neste domingo (5) uma entrevista em que Macêdo comenta o índice de chuvas registradas nos primeiros seis meses do ano, e promove um balanço da Operação Chuva 2020, decretada pelo prefeito ACM Neto (DEM) ainda em março deste ano.

A iniciativa envolve diversos órgãos dentro do Sistema Municipal de Defesa Civil durante o Outono – período em que Salvador registra um maior volume de chuva. Este ano, entre março e junho, foi registrado um acumulado de 1540,8 mm, que superou em mais de 56% a média esperada para o período.

“Esse ano batemos todos os recordes. Foram mais de 10 mil vistorias realizadas no período da operação chuva entre março e junho”, conta. Para Macêdo, mais do que um reflexo do volume de chuvas, a quantidade de atendimentos realizados pela Codesal demonstra que a comunicação do órgão com a população vem sendo efetiva. 

Macêdo destaca que as vistorias e atendimentos foram realizados em plena pandemia da Covid-19, sem abrir mão da segurança dos profissionais envolvidos. Ele conta que adaptações foram realizadas nas viaturas do órgão possibilitando que os membros das equipes lavassem as mãos com água e sabão – além do uso de álcool gel e máscara.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp