Cidades

Conselho Municipal dos Diretos da Pessoa com Deficiência é reativado

Publicado em 18/06/2015, às 19h17   Redação Bocão Nees (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta quinta-feira, 18, a Prefeitura de Salvador reativou oficialmente o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Durante a solenidade, o prefeito ACM Neto havia afirmado que, no que depender da gestão municipal, o trabalho a ser realizado deverá ter resultados práticos.

Na ocasião, o secretário da Semps, Bruno Reis, explicou que, dentre as próximas ações previstas, está a criação de um centro de assistência para cidadãos com deficiência na região do Subúrbio, além da implantação de residências inclusivas e do Centro/Dia, assim como o lançamento até o próximo dia 30 do chamamento público para apoio a projetos com utilização dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Em nome de todos os membros do conselho, a presidente da entidade, Maria Luíza Câmara, também líder da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef), ressaltou a satisfação em ver reativado o Comped, relembrando o início da luta pelos diretos das pessoas com deficiência na década de 1980 e que é o momento de aguardar as mudanças que estão acontecendo em Salvador. “A cidade ainda necessita melhorar muito no quesito acessibilidade. Precisamos, junto com a Prefeitura, trabalhar para deslanchar os projetos necessários para o bem estar destes cidadãos”, salientou.

Competência - O Comped tem como principal missão fomentar e acompanhar a execução das políticas públicas voltadas para as pessoas com algum tipo de deficiência, no âmbito municipal, assim como articular as ações com outras esferas do Poder Público, como os governos Federal e Estadual. É formado por 18 conselheiros, entre representantes governamentais e da sociedade civil, com mandato de dois anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp