Cidades

Operação conjunta da Sucom e Conder desapropria 21 casas na Gal Costa

Publicado em 30/07/2015, às 11h41   Vinícius Ribeiro (Twitter: @vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã desta quinta-feira (30), 21 famílias que residem na Rua Jota Silvestre, na Avenida Gal Costa, tiveram suas casas derrubadas em uma operação conjunta da Sucom (Secretaria Municipal de Urbanismo) e da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia). A ação de desapropriação visa retirar os imóveis irregulares construídos em área pública, onde passará a Avenida 29 de Março, que ligará a Avenida Paralela ao bairro de Águas Claras.

Aflitos, os moradores da localidade nas proximidades do Campo do Nal e do ‘ferro velho de Bila’ afirmam que o prazo de 48 horas para saída dos imóveis dado pela Sucom foi insuficiente. "Meu marido tentou tirar pelo menos as telhas da casa, mas eles impediram", disse Mayra Silva Oliveira, 21 anos, que, grávida, via sua habitação ser derrubada enquanto falava com o Bocão News.

Apesar da atuação de homens da Sucom na operação, o secretário Sílvio Pinheiro afirmou que a participação da pasta era apenas administrativa, e que a Conder respondia pelo trabalho prático da desapropriação.

De acordo com o diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Santos, a intervenção era necessária e as habitações foram construídas há pouco tempo de forma irregular. Ainda segundo ele, nenhuma das famílias ficará desabrigada. Como se trata de uma ação conjunta com a Prefeitura de Salvador, Sérgio disse que a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza é a responsável por buscar meios para sanar a situação das 21 famílias.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp