Cidades

Invasores retiram areia das dunas de Morro do Chapéu e vendem clandestinamente

Publicado em 28/09/2015, às 05h50   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de cultura de Morro do Chapéu, Milton Filho, entrou em contato com o Bocão News para denunciar os crimes ambientais que, segundo ele estão acontecendo na cidade. Região da Chapada Diamantina, o município é forte atrativo turístico da Bahia por conta das belezas naturais e parques de preservação ambiental, no entanto, conforme o gestor, algumas áreas com dunas estão sendo degradadas.
“Alguns proprietários da terra e outros invasores estão retirando a areia das dunas, região única na Bahia. A área conta com 32 sítios arqueológicos com pinturas pré-históricas, e isso está se acabando”, disse. Ele explica que os invasores vendem a areia clandestinamente para outros municípios que estão fazendo construções. 
Conforme Milton Filho existe um projeto na região do Governo do Estado, que é o Circuito Arqueológico da Chapada Diamantina, feito em parceria com a UFBA (Universidade Federal da Bahia). “Mas não temos condições de preservar o ambiente. O local é de uma riqueza ambiental fantástica e não estamos podendo fazer nada. A comunidade morrense está revoltada”. Para ele, essa situação prejudica o turismo local, e o turismo científico, onde muitos estudantes e pesquisadores frequentam para estudar.
O secretário informou que já denunciou ao Iphan, Ipac, Inema, Ibama e Polícia Federal, no entanto, nenhum desses órgãos deram um retorno. Ele informou o caso ao Ministério Público que prometeu fazer uma ação para apreender as caçambas que retiram as áreas.
Publicada no dia 27 de setembro de 2015, às 11h30

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp