Cidades

Moradores do Bairro da Paz ainda vivem sem acesso a sanitários

Publicado em 18/10/2015, às 08h24   Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)


FacebookTwitterWhatsApp

Com mais de 65 mil habitantes, o Bairro da Paz, em Salvador, ainda convive com a falta de acesso a serviços básicos. Ainda hoje, muitas casas não possuiu banheiro, o que representa um risco potencial para a propagação de doenças. Outro serviço básico é a falta de esgotamento, asfaltamento e coleta de lixo. Na manhã deste sábado (17), 600 famílias poderão construir banheiros nas residências, além de recuperar instalações internas e externas.

A moradora Talita Silva, de 24 anos, explicou que ainda falta saneamento básico, lazer para as crianças e mais médicos nos postos de saúde. “Hoje já melhorou muito. Podemos agora reformar nossas casas, banheiro, fachada, telhado, com esse programa”, disse ao referir-se ao programa Morar Melhor da prefeitura de Salvador que concede benefício de R$ 5 mil para serviços nas residências. Segundo a moradora, muitos precisam escolher entre alimentar suas famílias ou fazer reparos nas casas. “A situação é difícil. Ou compra comida ou reforma”, descreve.

As dificuldades na localidade são históricas. O Bairro da Paz é fruto de invasão de uma área pertencente ao Município. A ocupação começou em 1982 com 1.230 famílias. O assentamento consolidou-se ao longo da década de 1980, em meio a disputas entre os moradores e o governo, incluindo diversos enfrentamentos com a polícia, o que tornou o local um verdadeiro campo de batalha, na época.

O prefeito ACM Neto ressalta o critério para escolher as localidades beneficiadas. “São por situação, objetivando as áreas mais pobres e que mais precisam. E assim levar para diversos outros bairros”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp