Cidades

PM implanta projeto na Pituba em que o porteiro “é o olho da segurança pública”

Publicado em 20/10/2015, às 11h17   Vinícius Ribeiro (Twitter: @vin_ribeiro)


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Militar, juntamente com o Conselho de Segurança Pública da Pituba, oficializou na manhã desta terça-feira (20), na Praça Santos Dumont, no Parque Júlio César, a implantação do Projeto Vigilância Participativa na localidade. A iniciativa visa estabelecer uma forma mais eficaz de controle à criminalidade com o auxílio de monitoramento nas ruas e a participação de porteiros dos condomínios, que foram submetidos a treinamento gerenciado pela polícia.

Maurício Barbosa entrega cartilhas aos porteiros treinados para o projeto

"Esse é um projeto que visa à aproximação com a comunidade e com a sociedade em geral. A segurança pública é dever do estado e responsabilidade todos, e este tipo de organização faz parte desse processo", disse o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, destacando os investimentos prol da implantação de equipamentos nas vias e treinamento de mais de 900 porteiros da região da Pituba.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, a ideia de contar com o auxílio dos porteiros é estratégica, já que estes profissionais servem de elo entre a rua e os moradores. "O porteiro é o olho da segurança naquele local", frisou, explicando que estes profissionais terão contatos telefônicos diretos com as respectivas guarnições. Ainda segundo ele, nos bairros periféricos, o apoio será direcionado para membros das associações de moradores e estabelecimentos comerciais.

Projeto visa participação da comunidade

"Acho que será importante para contribuir com a segurança na área", opinou o porteiro Edson Rosa, de 49 anos, que participou dos 30 dias de treinamento realizado na sede do conselho. Todos os porteiros participantes receberam cartilhas contendo orientações para atuar no Vigilância Participativa.

A iniciativa agradou comerciantes e moradores do bairro nobre de Salvador. "Muitas vezes assistimos muitos cobrarem o uso de tecnologia para observar de forma preventiva, e este conceito de segurança comunitária é fundamental, utilizando o olhar de moradores e das pessoas que trabalham nos condomínios. Será muito importante para superar o desafio da segurança pública", disse o vereador Claudio Tinoco (DEM), morador da localidade.

Já o comerciante Luís Paulo Farias, 31, espera que o projeto também seja efetivo durante a noite. "É importante porque aqui ocorrem roubos à luz do dia, e à noite fica aquela insegurança, principalmente para nós aqui da galeria (centro comercial)", ressaltou ao Bocão News.

Carmen Angélica, exibindo a cartilha para segurança em condomínios

Para Carmen Angélica Santana, presidente do Conselho de Segurança da Pituba, "a ideia dos conselhos de segurança surgiu a partir das necessidades dos bairros em usufruir de melhor segurança, paz e tranquilidade nas comunidades".

O projeto surgiu na Pituba a partir do interesse do conselho local. Apesar do interesse em levar a ação para outros bairros, a PM ressalta que é necessário que os conselhos e associações solicitem o serviço que será arcado pela corporação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp