Cidades

Com serviço precário na cidade, Ilha dos Frades também perde salva vidas

Publicado em 19/01/2016, às 13h30   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

“Mais de 70% das praias de Salvador não têm salva vidas”. Esta foi a revelação feita pelo presidente da Associação Bahiana de Salvamento Aquático (Abasa), Pedro Barretto, ao Bocão News. De acordo com Barretto, os salva vidas atuam apenas no trecho de Jardim de Alah e a Praia de Ipitanaga.

Agora, mais uma localidade de Salvador fica sem o serviço, Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades. Segundo o presidente, a Secretaria de Ordem Pública (Semop) retirou os agentes do local.

“Não há nenhuma infraestrutura para executar o serviço lá. Eles [Semop] não têm como transportar o pessoal para lá. O Salvamar [Salvamento Marítimo de Salvador] não está dispondo de embarcação para fazer isso atualmente. Teria que ter um esquema especial. Vemos essa situação com muita preocupação”, explica.

O Salvamar é responsável pelo trecho do litoral que vai da praia do Jardim de Alah até a divisa com Lauro de Freitas, Praia de Ipitanga e Ilha de Maré. O 13º Grupamento de Bombeiros Militares é responsável pelas ações nas Lagoas de Pituaçu e Abaeté.

A reportagem entrou em contato com a Semop por meio de sua assessoria, a qual informou que 252 salva-vidas atuam em 36 postos espalhados nos 28 km da orla marítima, e que as escalas de trabalho, são feitas ​de acordo com a incidência de registros de pré-afogamentos, e devido a necessidade os agentes são deslocados para atuar em outras áreas da capital. 

Atualizada às 15h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp