Cidades

Prismas de prevenção de encostas são instalados

Publicado em 14/04/2016, às 07h22   Chayenne Guerreiro (@chayguerreiro)


FacebookTwitterWhatsApp

Os equipamentos que farão o monitoramento para prevenção de deslizamentos de terra em encostas em Salvador, começaram a ser instalados nessa quarta-feira(13). 
Técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) fizeram a escolha dos pontos onde vão ser instalados os 100 prismas para a Estação Total Robotizada (ETR), na região do Santo Antônio Além do Carmo ao Túnel Américo Simas, que liga o Aquidabã ao Comércio. Os refletores circulares de laser, com 8 a 10 centímetros de diâmetro registram a movimentação do solo e enviam as informações para a estação que será instalada no Hospital Naval, em frente à encosta.
O objetivo da ETR é monitorar áreas de riscos de deslizamentos, complementando os dados e informações da rede observacional de monitoramento.
“Os primas vão ficar em todos os locais de risco, quando houver uma movimentação de terra na área, ele vai enviar essa informação para a Estação. São 25 minutos que o ETR leva para ler todos os 100 prismas. Com essa informação a Codesal vai poder ir até o lugar e retirar as famílias com agilidade,” contou o professor do curso de engenharia da Universidade Federal da Bahia,  Luiz Edmundo Campos. 
 O sistema, que custa R$ 300 mil, além dos custos com transmissão de dados via internet vai auxiliar a estudar e identificar os momentos preliminares e críticos que antecedem o deslizamento.
Publicada no dia 13 de abril de 2016, às 16h50

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp