Cidades

Empresas que colhem lixo no Subúrbio são criticadas em audiência

Publicado em 07/07/2016, às 07h31   Redação Bocão News



Aconteceu na tarde desta quarta-feira (6), a segunda Audiência Pública da Licitação de limpeza Urbana de Salvador, que ficará em vigor durante 20 anos, no Subúrbio Ferroviário da cidade. Na oportunidade, moradores se queixaram do serviço prestado pelas empresa responsáveis pela coleta da localidade, principalmente a Revita Engenharia Sustentável. 
Em Salvador, a Revita Engenharia, que detém 60% da coleta de lixo da capital, é responsável pela coleta em bairros como Amaralina, Barra, Caixa D'Água, Campo Grande, Comércio, Federação, Iapi, Paralela, Pau Míúdo, Pituba, Rio Vermelho e Uruguai. A Jotagê Engenharia, detentora de 15% da área de Salvador, cobre bairros como Águas Claras, Cajazeiras e Pernambués. A Viva Ambiental é responsável por recolher o lixo de Itapuã, Piatã, Praia do Flamengo e Stella Maris. Já a Torre Empreendimentos Rurais Ltda, Jotagê e Revita fazem a coleta de todos os bairros do Subúrbio.
De acordo com informações do site Subúrbio News, em maio deste ano, moradores apontaram irregularidade presente no edital de concorrência pública para a concessão dos serviços de limpeza urbana, coleta de resíduos sólidos e implantação, operação e manutenção de infraestrutura de manejo de resíduos sólidos no município, promovido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
Ainda segundo o site, foi verificado que o item 17.2. informava que o licitante deveria apresentar proposta técnica em conformidade com o Anexo III. Além disso, o item 18.3 informava que o licitante deveria apresentar proposta econômica em conformidade com o anexo IV, no entanto os anexos III e IV não estavam disponíveis. Ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) foi apresentado um requerimento solicitando a publicação para conhecimento e sugestões e contagem de prazo a partir da publicação dos mesmos, bem como a realização de audiência no Subúrbio.
A promotora MP-BA, Rita Tourinho, o promotor Edvaldo Vivas e a promotora Silvia aceitaram a sugestão durante a audiência e prometeram eleger uma data e escolher o local no Subúrbio para discussão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp