Cidades

Rua Chile: populares denunciam insegurança e pedem retorno de base da PM

Publicado em 08/07/2016, às 13h10   Vinícius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

“Esta semana uma mulher, provavelmente usuária de crack, esfaqueou uma senhora pra roubar a bolsa e o celular. Graças a Deus ela não morreu, mas foi por pouco, em plena luz do dia”. O relato de um rodoviário descreve um dos episídios de insegurança vivenciados no terminal de ônibus da Rua Chile, no Centro de Salvador. Na quinta-feira (8), por volta das 14h, uma equipe do Bocão News flagrou uma turista sendo assaltada a poucos metros dali, na Praça Municipal. "Socorro! Pega ladrão! Pega esse filho da p*", gritava a vítima, enquanto o bandido fugia, ironicamente, por um beco em direção à Rua da Ajuda.
A atenção na região do Centro é indispensável, segundo recomendam os que testemunham as ações criminosas diariamente. "Aqui todo cuidado é pouco. Não pode vacilar com telefone, bolsa... eles levam mesmo", disse um comerciante, que preferiu o anonimato.
Segundo destacou a servidora pública Mônica Dias, o grande número de turistas que circulam pela região é um fator atrativo para os marginais. “Muitas linhas de ônibus aqui vêm do aeroporto. O dia todo chegam pessoas com bagagens, máquinas fotográficas, celulares de última geração, dólares, euros....ficam perdidas procurando informações sobre hotéis, restaurantes, pontos turísticos, o que estimula a presença de ladrões. O assédio é assustador e os assaltos são diários”, afirma. Os destinos de fuga são os mesmos: Barroquinha, Ladeira da Praça ou Ladeira da Montanha. 
A sensação de insegurança motivou frequentadores da localidade a formalizar um abaixo-assinado, reivindicando o retorno de uma base móvel da Polícia Militar que, segundo foi dito, há mais de um ano foi retirado do local.
“É inadmissível o abandono a que estamos relegados, pois o terminal é visado por ladrões pela presença constante de turistas que visitam o Centro Histórico, além de servidores públicos e estudantes. Exigimos respeito, pois somos cidadãos cumpridores dos nossos deveres e não queremos engrossar as estatísticas de violência da nossa cidade. Contamos com a sensibilidade da Polícia Militar e da SSP-BA, para que seja restabelecida, com urgência, a segurança no terminal”, diz o texto do abaixo-assinado.
Por conta da situação, uma manifestação com interrupção do tráfego está sendo organizada para chamar a atenção das autoridades. 
Em nota enviada ao Bocão News, a assessoria da Polícia Militar afirma que não tinha até então conhecimento do documento, mas ressaltou que o equipamento móvel deverá voltar ao local. "A proposta da Base Móvel de Segurança é que ela seja relocada periodicamente com base na demanda (número de ocorrências). Hoje as três bases disponíveis para o Centro estão localizadas no Largo do Benin, na Praça da Sé e no Dois de Julho. Depois de um período ela voltará a Rua Chile, assim como para outras localidades", explica a PM.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp