Cidades

Obra no Horto Florestal causa riscos à segurança de vizinhos e ao meio ambiente

Publicado em 05/10/2016, às 11h25   Vinícius Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

Projeto sofisticado e bem localizado, a construção do empreendimento Horto Barcelona, de responsabilidade da construtora Prima, vem tirando o sossego da vizinhança. Isso porque, de acordo com condôminos e relatórios técnicos, a obra realizada na Avenida Santa Luzia, no Horto Florestal, condomínio de luxo de Salvador, traz riscos diretos aos moradores do imóvel vizinho Mansão Frida Kahlo.
Em contato com o Bocão News, os condôminos denunciaram os problemas que contradizem a proposta arquitetônica anunciada, que garante "chegar ao Horto Florestal com respeito e responsabilidade com o bairro". 
Conforme os relatos, a proximidade entre os prédios afeta moradores e a vegetação local, que são atingidos por materiais de construção (cimento, concreto e madeira) da obra vizinha. "Os condôminos já fizeram todo tipo de reclamação, mas ainda não houve uma ação efetiva das autoridades soteropolitanas que garanta a segurança da vizinhança e da vegetação no entorno da obra, que vem sendo tocada a passos largos e sem cuidados básicos que um empreendimento deste porte exige", disse um dos moradores do prédio vizinho, ressaltando que a maior preocupação é com as crianças que utilizam a área de lazer.
Desde que a obra foi iniciada, as irregularidades visíveis apontam funcionários trabalhando sem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) necessários, a queda de uma bandeja de proteção da obra, a contaminação da mata do Horto causada pelo cimento e outros materiais tóxicos, que também podem causar danos à saúde dos moradores; além da sujeira encrustada em veículos. 
Providências 
Em um relatório técnico emitido em junho deste ano, o engenheiro de Segurança e Meio Ambiente, Carlos Eduardo Loureiro, apontou as medidas a serem adotadas para minimizar os transtornos causados na construção do Horto Barcelona. São eles: a implantação de um sistema de limites de queda em altura (SLQA), instalação e manutenção de rede de proteção em toda fachada (com a finalidade de evitar a projeção e queda de materiais nas áreas de lazer e circulação da Mansão Frida Kahlo); interdição da área de lazer durante o expediante da obra; a regularização das bandejas de proteção; a instalação de barreira de isolamento entre a Brinquedoteca a área de lazer lateral e cobertura de proteção com material resistente sobre o estacionamento de veículos de visitantes. Por fim, é recomendado o fechamento da periferia da obra com GcR para manutenção.
Ainda conforme os próprios moradores, após relatório emitido em dezembro de 2015, a empresa realizou algumas mudanças, mas os problemas não foram resolvidos totalmente.
Na manhã de segunda-feira (4), a reportagem do Bocão News entrou em contato com a construtora Prima, que se comprometeu em acionar o setor jurídico da empresa para emitir uma nota de esclarecimento. No entanto, não obtivemos resposta até a publicação da matéria.      

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp