Cidades

Por falta de pagamentos, ortopedistas do Clériston Andrade suspendem atendimento

Publicado em 12/11/2016, às 10h24   Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

Os médicos do serviço de ortopedia e traumatologia do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), localizado em Feira de Santana, suspenderam, temporariamente, os atendimentos a partir deste sábado (12). Em carta aberta direcionada à direção do hospital e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ele alegam que a atitude é por conta da falta de contratos com os médicos, atrasos de salários e problemas internos.
Conforme a equipe de ortopedia já acumulam quatro meses de salários atrasados, além da falta de matérias básicos de trabalho. A equipe se comprometeu, no entanto, a realizar apenas cirurgias emergenciais. 
Ao Bocão News, a Sesab informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a greve dos médicos da unidade, porém lamenta a decisão dos médicos ortopedistas já que a negociação está sendo feita e o prazo para revisão contratual é até dia 20 de dezembro.
Conforme a Secretaria de Saúde da Bahia, a negociação “está em fase avançada de conclusão de um novo modelo de relação contratual com os médicos que prestam serviços à secretaria, que virá substituir os atuais contratos de “PJ” (pessoas jurídicas), vigentes nos últimos10 anos e impossibilitados de renovação por vedação legal”. Em nota, o órgão afirmou que “vem honrando seus compromissos e fazendo pagamentos regulares e sucessivos a todos os profissionais médicos prestadores de serviços, mesmo aqueles em caráter indenizatório, ainda que com atraso fruto de mecanismos de controle interno recentemente adotados”.
“Lamentamos a posição adotada por representantes dos médicos ortopedistas, enquanto negociações para construção de um novo modelo de relação contratual ainda se encontrava em andamento. Em pleno processo de negociação em condução pela Sesab com esta e outras categorias médicas, e cujo prazo final é 20 de dezembro, entendemos que a decisão unilateral dos ortopedistas não contribui para a evolução das tratativas. Temos esperança que os médicos ortopedistas, profissionais sensíveis e dedicados, revejam sua posição e não prejudiquem a população, que serão as principais vítimas da intransigência no diálogo”, diz trecho da nota da Sesab. 
O Clériston Andrade é o único hospital de Feira que atende pacientes politraumatizados com risco de morte, idosos com fraturas e pacientes que chegam via o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp