Cidades

Demora de licitação empaca obra da Praça Dendezeiros

Publicado em 05/01/2017, às 11h14   Brenda Ferreira


FacebookTwitterWhatsApp

Um espaço bonito, porém, desperdiçado. A Praça Dendezeiros, localizada no bairro do Bonfim, em Salvador, está abandonada há 11 anos. O local que poderia ser aproveitado por moradores, está coberto por árvores sem poda, há poucos postes de iluminação, uma quadra sem alambrados e até moradores de rua. 
Além da falta de estrutura, a população reclama de assaltos constantes à lojas e moradores e da utilização do espaço como ponto de tráfico de drogas. 
A equipe do Bocão News esteve na praça no dia 24 de fevereiro do ano passado e nesta quarta-feira (4), voltou ao local para confirmar o que as denúncias recorrentes dos moradores diziam. A falta de manutenção na infraestrutura da praça ainda é visível, além dos assaltos.
Procurada pela reportagem, a assessoria da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) esclareceu o motivo desta obra não ter começado. “Está parada por causa de um processo licitatório. Estamos aguardando uma nova licitação. A primeira etapa já foi concluída pela Seman, mas dependemos do Ministério do Esporte, que repassa o dinheiro para uma empresa que fará a segunda etapa de reconstrução, tudo isso observado pela Secretaria e, após a conclusão desta etapa, a Seman entra com a estrutura dos alambrados, academia de saúde, espaço infantil e pista de cooper”. 
Segundo a Seman, a estimativa é que o processo licitatório termine em até duas semanas. Enquanto isso, a empresária e moradora de uma casa em frente à praça, Rita Dalcum, 56 anos, lamenta a atual estrutura da praça. “Vai fazer um ano em fevereiro que o prefeito ACM Neto esteve aqui para fazer a inauguração, no qual nos prometeu reformar esta praça, que há 11 anos, ninguém faz nada. Aqui é só lixo e bandidagem”. 
Ela ainda disse que tem medo até de sair de casa. “Você não pode sair aqui 19h. Ontem (3), achei uma bolsa vazia aqui na porta da minha casa. Minha filha faz faculdade, minhas netas, balé e não pode sair porque no mínimo é assaltada”.
Dalcum, que tem duas lojas embaixo da sua casa, relatou que não abre a loja há meses porque já sofreu assalto e teve prejuízos com a recuperação dos pertences do estabelecimento. 
Além dos assaltos, questionada se já presenciou situações de tráfico de drogas, Rita não hesitou em responder: “aqui o que mais tem é isso. Aqui tem drogas, traficantes, vagabunda, vagabundo... de tudo! Estamos cansados”.
A Seman afirmou: “O morador tem razão com relação a essas queixas que são recorrentes. Inclusive, nossas equipes já conversaram com quatro associações da região e alguns moradores para esclarecer a situação da praça”.
“Agora imagine essa praça reformada com quiosques, uma academia, um campo de futebol... e o que nós temos aqui? Só essas árvores horrorosas”, finalizou Rita.

Matéria Relacionada:
Praça abandonada é apontada como ponto de assaltos e tráfico de drogas no Bonfim
Publicada originalmente em 04/01 às 19h14

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp