Cidades

Tudo pronto para festa de Iemanjá no Rio Vermelho

Publicado em 01/02/2017, às 14h29   Redação Bocão News



Os preparativos para a festa de Iemanjá já terminaram. A casa dos pescadores do bairro do Rio Vermelho está pronta para a homenagem acontece nesta quinta-feira (2). Além de uma grande estátua da rainha dos mares, o local conta com variedades de flores, muitos frascos de alfazema e vários outros apetrechos para homenagear a orixá. A festa começa a partir das 7h. 
Histórico
Na passagem do ano muitas pessoas prestam homenagem a Iemanjá. O ritual se repete pelas praias do Brasil.
Os devotos levam para o mar vários presentes que são tidos como recusados quando não afundam ou quando são devolvidos à praia.
Entre as oferendas, são comuns flores, bijuterias, vidros de perfumes, sabonetes, espelhos e comidas. A celebração também inclui o “banho de pipoca” e as sete ondas, que são puladas como forma de pedir sorte à orixá.
Considerada a rainha do mar no Brasil, Iemajá é um orixá feminino – divindade africana das religiões Candomblé e Umbanda. Seu  nome tem origem nos termos do idioma africano Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significa “Mãe cujos filhoes são como peixes”. É o orixá das águas doces e salgados dos Egbá,  nação Iorubá.
A figura de Iemanjá foi associada ao ambiente marítimo devido à sua penetração na região Norte do Brasil, onde é considerada a padroeira dos pescadores. Em sua origem afriacana entre os Iorubatanos no Daomé, a mãe dágua tinha origem fluvial.
A divindade é conhecida por diferentes nomes no Brasil: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, entre outros. (Fonte: EBC)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp