Cidades

Via Bahia volta a ser condenada por não instalar serviços na BR-324

Publicado em 17/03/2017, às 06h39   Redação Bocão News



A concessionária Via Bahia, que administra a BR-324, foi novamente condenada pela Justiça Federal por não ter implantado serviços na rodovia. A ação foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) em Feira de Santana (BA).

A Via Bahia também pagará multa em valor a ser definido. A ANTT, por sua vez, deverá fiscalizar os processos de instalação e impor eventuais sanções caso haja descumprimento do contrato.

A ação movida pelo MPF em 2015 constava que a concessionária falhou ao não cumprir o que estava previsto no contrato firmado com a União. Dentre os serviços estão implantação de sistemas de controle de tráfego, de pesagem, de comunicação e de atendimento ao usuário.

O órgão havia instaurado inquérito civil público em 2011 para fiscalizar o contrato firmado. Na ação, o procurador da República Samir Cabus Nachef Júnior considerou que “ficou evidente que diversos prazos do contrato foram desrespeitados pela Via Bahia. A ANTT, por sua vez, não cumpriu com o seu dever de fiscalizar a prestação dos serviços, criando também impedimentos para que ela ocorresse”.

De acordo com a sentença, a Via Bahia deverá instalar equipamentos de detecção e sensoriamento de pista; painéis fixos e móveis de mensagens variáveis; sensoriamento meteorológico; circuito fechado de TV; detectores de altura; sistema de controle de velocidade; e sistema de pesagem nos postos de pesagem fixos e através de balanças móveis. O valor da multa será definido na execução da sentença e destinado ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. A ANTT deverá fiscalizar a instalação e impor eventuais sanções à Via Bahia, para garantir o cumprimento do contrato de concessão.

Matéria relacionada:

Via Bahia e ANTT são multados em R$ 1,2 milhão por descumprir contrato

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp