Cidades

Podas de árvore vão virar adubo para plantio de novas mudas em Salvador

Publicado em 23/07/2017, às 11h57   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Novas mudas de plantas estão sendo substituídas por podas de árvores em Salvador. A iniciativa da prefeitura é para reduzir os custos. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) mantém um viveiro que já conta com mais de sete mil mudas em desenvolvimento.

A reprodução é feita, prioritariamente, por mudas de palmeiras, que serão incorporadas no paisagismo da cidade ao atingir o tamanho ideal. Entre os tipos de palmeiras cultivadas na estufa estão: palmeira imperial e veitchia. A ação é pioneira e teve início há pouco mais de dois meses.

O processo de cultivo das espécies tem início com a seleção das sementes, que são recolhidas de outras árvores adultas da cidade. No local, elas passam pelo processo de germinação e vão recebendo cuidados específicos – que levam em consideração as especificidades de cada exemplar – para que se desenvolvam de forma sadia e atinjam bom porte, quando poderão ser relocadas para ruas, praças, canteiros e jardins da cidade. Tudo, até a muda atingir as condições necessárias para ser plantada nas vias públicas, durará pouco mais de um ano. Nesse período, ela deverá atingir cerca de um metro e meio de altura. Mais de 10 mil sementes já foram coletadas e armazenadas na estufa.

De acordo com o titular da Seman, Marcílio Bastos, os benefícios com a estufa vão desde a expansão das áreas verdes da cidade até a elevação da autoestima da população. “Temos uma preocupação em fazer políticas de conscientização e preservação do meio ambiente. Além disso, a estufa é um grande investimento para redução de custos com o plantio de vegetais. A ideia é que essas árvores possam beneficiar prioritariamente as áreas mais carentes de Salvador, que receberão exemplares como a palmeira imperial, que é uma espécie relativamente cara e encontrada em hotéis e locais nobres da cidade”, afirmou o secretário.

Aplicativo

Posteriormente, a estufa vai receber alunos de escolas municipais de Salvador para visitação. Os estudantes poderão plantar mudas que serão georreferenciadas, e eles poderão rastrear esses vegetais através do aplicativo Preservar. Cada unidade plantada será identificada com o nome do aluno e um código para que ele possa acompanhar o desenvolvimento da árvore. Em execução desde o ano passado, o aplicativo tem sido um recurso para memória e registro dos vegetais plantados na cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp