Cidades

Lauro de Freitas: professores protestam em desfile cívico de emancipação

Publicado em 29/07/2017, às 11h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na manhã deste sábado (29), profissionais da educação da rede municipal de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, protestaram no desfile cívico pelos 55 anos de Emancipação da cidade, que sai do fim de linha até a Praça da Matriz.
O movimento é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal do Município de Lauro de Freitas (ASPROLF). Segundo o coordenador Valdir Silva, é extensa a lista de queixas que vem comprometendo o funcionamento normal nas escolas. Os profissionais reclamam de não ter infraestrutura adequada – como falta de carteiras para os alunos e mesa para o professor, ventiladores quebrados, falta de material básico, como papel ofício e itens de higiene para as creches, entre muitas outras coisas.
Com cartazes e um nano trio, os docentes cobraram da prefeita Moema Gramacho (PT) o cumprimento de acordos assinados por ela na Carta Compromisso para a classe trabalhadora. Entre os compromissos firmados estavam a volta da eleição direta para diretor e vice de escola, pagamento dos retroativos, isonomia salarial e de reserva de carga horária aos professores e demais trabalhadores em educação independente de regime de contratação, celeridade nos processos administrativos, ente outros pontos.
Silva lembra que para o Projeto Cidade Educadora da prefeitura e Secretaria Municipal de Educaç]ao acontecer primeiro precisa “arrumar a casa”. “São problemas antigos que vem penalizando a educação de forma grave”, lamenta.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp