Cidades

Infelizmente não consegui salvar todos, diz comandante da Cavalo Marinho I

Publicado em 29/08/2017, às 08h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

"Tentei. Salvei muitas vidas, mas infelizmente não consegui salvar todas", disse  Osvaldo Barreto, 52 anos, comandante da lancha Cavalo Marinho I, que virou na Baía de Todos-os-Santos, na quinta-feira (24), e deixou, ao menos, 19 pessoas mortas.
Em entrevista à TV Bahia, nesta segunda-feira (28), cinco dias após a tragédia, Osvaldo contou como o acidente aconteceu. "Depois que saímos de Mar Grande que começou a chover muito, ventou muito, o tempo fechou, mas a gente já estava na altura do banco de areia [quando o barco virou] e não dava mais para voltar. Começou a molhar por cima de uma frecha da lona que já estava para baixo para não molhar os passageiros. Boa parte dos passageiros foi para o lado da embarcação, foi quando a onda bateu e o barco virou. Senti que ia virar e disse: 'vai virar, vai virar Jorginho[outro tripulante]'. A lancha não virou totalmente, ela ficou assim, deitada. Foi tudo muito rápido", relatou.
Barreto disse que já tinha enfrentado o mar em situações climáticas semelhantes à do dia do acidente, sem complicações durante a travessia. No entanto, o tempo mudou, de repente, segundo ele. "Foi uma coisa que nunca vi antes. Do nada, o tempo estava navegável, e dentro de segundos, a gente viu a vida de muita gente, e quase a minha também, se perder", disse.
O comandante de embarcações atua há 21 anos na profissão, há 10 na travessia entre Salvador e Mar Grande, e está há 3 anos na CL Transportes, empresa dona da lancha envolvida no acidente. Ele e os outros três tripulantes da Cavalo Marinho I já foram ouvidos pela polícia.  Odvaldo relatou, ainda, que no dia em que a lancha virou ele trabalhava no lugar de outro comandante, que estava de férias. Além disso, conforme Barreto, a Cavalo Marinho I não é usada frequentemente para fazer a travessia, porque é uma embarcação auxiliar, que numa espécie de reserva. "Tive que pegar a Cavalo Marinho I porque a Nossa Senhora da Penha, a que saía nesse horário de 6h30, foi para lavagem do casco e manutenção", explicou.
O comandante Osvaldo mora em Mar Grande e conhecia muitas famílias de vítimas da tragédia. Durante a entrevista, ele relatou a tentativa dele e dos outros três tripulantes em salvar os ocupantes da embarcação. Conforme Barreto, quem estava na parte de baixo da lancha teve dificuldade de sair. "A lancha tem dois conveses. O superior e o inferior. Infelizmente, no convés inferior possui uma escada só, a subida e descida é por ali mesmo [única escada], e as janelas são mais fechadas. Esse pessoal [que estava na parte do baixo], infelizmente...", interrompeu Osvaldo, emocionado.
Assim que conseguiu chegar na parte de cima do barco, jogou os botes e coletes salva-vidas na água para os passageiros, com a ajuda dos outros tripulantes. Duas lanchas deixaram o terminal de Mar Grande, logo após a Cavalo Marinho I, mas Osvaldo acredita que tanto os comandantes, quanto os passageiros, não viram que a embarcação virou e qe havia pessoas na água. "Eu creio que nas duas lanchas, o pessoal, eles não viram [sic.]. Mais ou menos 6h45 naufragou, quando o socorro chegou, foi umas 7h40. O momento de resgate foi intenso. O Cavalo Marinho III foi enviado ao local e começamos a colocar as pessoas, depois chegou a Santa Maria [lancha]. Em seguida, chegou um catamarã de Salvador, a terceira embarcação a chegar, que foi de ótima ajuda porque é um barco mais baixo e agilizou o resgate", explicou.
Resultado de imagem para tragédia mar grande bocaonews
O comandante da Cavalo Marinho I disse que não deu tempo de pedir socorro à Capitania dos Portos, pois a cabine onde ele estava, também ficou debaixo d'água e o rádio comunicador molhou. Ele relatou que conseguiu sair da embarcação para salvar os passageiros. "Quando a embarcação virou, eu mergulhei por baixo da porta do comando e consegui sair. Voltei para dentro da embarcação. Depois o teto da lancha se soltou e ajudei algumas pessoas a ficarem no teto, e orientei para que não saíssem de lá aguardando o socorro. Subi no teto da embarcação e fiquei acenando com os braços, mas estava chovendo e a visibilidade era pouca para quem estava na ponte. Além disso, a força da maré, levou a gente para longe da rota das outras embarcações. Ficamos distante uns 300 metros do local onde as outras embarcações passam", relatou.
"Quero esclarecer a todos o que ocorreu. Não quero que ninguém passe por isso, nem meu pior inimigo. Não estou querendo me esconder, mas não consigo sair de casa, não ligo a televisão para não ficar lembrando dessa tragédia, só consigo dormir o dia inteiro. Eu só estou aguentando tudo isso porque minha família é muito unida e todos estão me ajudando", enfatizou Osvaldo.
A embarcação envolvida no acidente é de 1973 e pertence à empresa CL Transportes, com sede em Vera Cruz. A lancha tem capacidade para 160 passageiros e 4 tripulantes. Conforme a Capitania dos Portos, a Agerba, a Astramab e a empresa, a embarcação estava regular e com todas as vistorias em dia. O dono da empresa a qual a lancha pertence prestou depoimento nesta segunda-feira (28). Conforme a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), até agora, foram ouvidas 101 pessoas, entre sobreviventes, tripulantes, testemunhas e representantes da CL Transportes. O teor dos depoimentos não foi divulgado.
O comandante Odvaldo relatou, ainda, que no dia em que a lancha virou ele trabalhava no lugar de outro comandante, que estava de férias. Além disso, conforme Barreto, a Cavalo Marinho I não é usada frequentemente para fazer a travessia, porque é uma embarcação auxiliar, que numa espécie de reserva. "Tive que pegar a Cavalo Marinho I porque a Nossa Senhora da Penha, a que saía nesse horário de 6h30, foi para lavagem do casco e manutenção", explicou.
A embarcação envolvida no acidente é de 1973 e pertence à empresa CL Transportes, com sede em Vera Cruz. A lancha tem capacidade para 160 passageiros e 4 tripulantes. Conforme a Capitania dos Portos, a Agerba, a Astramab e a empresa, a embarcação estava regular e com todas as vistorias em dia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp