Cidades

Tragédia em Mar Grande completa uma semana

Publicado em 31/08/2017, às 07h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quinta-feira (31), o naufrágio da lancha Cavalo Marinho I, que deixou 19 pessoas mortas, completa sete dias. Desde o último domingo (26), moradores de Vera Cruz criaram um memorial com flores, velas e cartazes na praça principal de Mar Grande. Na quarta-feira (30), ainda era possível ver as homenagem às vítimas espalhadas no local, próximo ao terminal marítimo do município. 
A igreja matriz da paróquia Sagrado Coração de Jesus, também próximo ao local do acidente, amigos e parentes das vítimas e sobreviventes da tragédia participaram da missa de sétimo dia, na quarta-feira.
A tragédia
A lancha Cavalo Marinho I virou por volta das 6h30 de quinta-feira (24), cerca de 10 minutos após deixar o Terminal Marítimo de Mar Grande, que fica no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. A embarcação tinha como destino Salvador e estava a aproximadamente 200 metros da costa quando o acidente aconteceu. 
As 19 pessoas que morreram no acidente já foram identificadas. São 13 mulheres, três homens e três crianças. Os corpos foram periciados no Departamento de Perícia Técnica (DPT) de Salvador e na unidade de Santo Antônio de Jesus.
Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab),89 pessoas haviam sido resgatadas com vida. Dentre os sobreviventes resgatados, 70 foram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Mar Grande; 15 foram para o Hospital Geral de Itaparica; dois estiveram no Hospital do Subúrbio e dois no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos em Salvador. Uma menina de 12 anos ainda segue desaparecida. 
Em 90 dias, as causas do naufrágio devem ser divulgadas após inquérito aberto pela Capitania dos Portos e pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), contados a partir do dia que o acidente ocorreu. A Câmara de Vereadores de Vera Cruz também abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as responsabilidade sobre o acidente, e discutir melhorias na travessia Salvador-Mar Grande.
Pedido de suspensão da travessia
Um pedido de suspensão em caráter de urgência dos serviços de travessia de lanchas entre Salvador e Mar Grande foi solicitado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), na terça-feira (29). A solicitação foi ajuizada na 8ª Vara da Fazenda Pública, em Salvador. A solicitação em caráter de urgência foi requerida para que as empresas CL Empreendimentos LTDA e Vera Cruz LTDA, além da Agência Estadual de Regulação de Serviços de Energia Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) possam garantir a eficiência do serviço.
Para o Ministério Público, "é  preciso aguardar os resultados das investigações,  a partir da apresentação dos laudos e documentos e realização de perícias apresentadas". Órgão defende que a travessia retorne somente após os órgãos e empresas envolvidas na tragédia da Baía de Todos os Santos apresentem toda a documentação exigida e façam perícia em todas as embarcações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp