Cidades

Exploração desenfreada do agronegócio ameaça extinção de rios no extremo oeste baiano

Divulgação
Segundo o parlamentar, o fato tem acelerado o processo de assoreamento dos rios e mananciais da cidade de Correntina, além do aquífero Urucuia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/09/2017, às 06h11   Redação BNews



O deputado federal Uldurico Júnior (PV-BA) usou a tribuna do Congresso Nacional para cobrar do Governo do Estado da Bahia explicações sobre a liberação excessiva de outorgas para construção de poços artesianos de alta vazão para as grandes produções do agronegócio no extremo oeste baiano. Segundo o parlamentar, o fato tem acelerado o processo de assoreamento dos rios e mananciais da cidade de Correntina, além do aquífero Urucuia, ameaçado a extinção do ecossistema fluvial na região.

De acordo com o parlamentar, a falta de critério para concessão das outorgas e os desmandos dos órgãos estaduais na liberação da retirada desenfreada de água para irrigação no lençol freático profundo que banha o município tem gerado a seca dos rios Correntina, Arrojado, Santos Antônio, Guará e do Meio, importantes dispositivos para o turismo e preservação do bioma de uma das maiores regiões com mata nativa do cerrado brasileiro.

“Infelizmente os rios que banham Correntina vem secando sistematicamente devido a irresponsabilidade dos órgãos estaduais na liberação de outorgas para poços de alta vazão. Como deputado federal do Partido Verde tenho a obrigação brigar para que as entidades federais, como o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama, possam cobrar as explicações ao Governo do Estado da Bahia o motivo da liberação indiscriminada dessas outorgas. Deixo minha súplica para que os órgão estaduais pensem na preservação desses rios que são o orgulho daquela região e não podem de maneira nenhuma continuarem a ser tratados como estão hoje”, declarou o parlamentar.

Em 2015, cerca de 7 mil pessoas realizaram uma caminhada para pedir a preservação dos rios da região. Na oportunidade, um manifesto em forma de decreto foi encaminhado aos órgãos estaduais com os ideais preservacionistas do bioma na localidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp