Cidades

Prefeitura transfere idosos do Abrigo Dom Pedro II após decisão judicial

Reprodução
Nos últimos dias, tem circulado pelas redes sociais a informação que o abrigo seria fechado  e os funcionários demitidos  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 25/10/2017, às 16h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura municipal de Salvador vai transferir os idosos que residem no Abrigo Dom Pedro II, localizado na Boa Viagem, em Salvador, para outros locais por um prazo indeterminado. A decisão, segundo a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) atende a uma determinação do juiz Luiz Augusto Medrado Sampaio, que estabelece sentença, sob pena de execução de multa fixada no valor de R$ 1 milhão, caso não seja cumprida a recomendação de relocar os idosos para um ambiente adequado.

Nos últimos dias, tem circulado pelas redes sociais a informação que o abrigo seria fechado  e os funcionários demitidos. Familiares dos idosos internados no local tem entrado em contato com a redação do BNews para externar a preocupação com o destino dos abrigados. Segundo um parente que não quis se identificar, a maior preocupação que eles sejam colocados em abrigos distantes da cidade baixa e que não retornem ao D'Pedro ll. 

A nota, compartilhada nas redes sociais, relata a preocupação que os idosos não tenham uma estrutura adequada. 

“O prefeito, com sua equipe, está querendo acabar com nosso abrigo, deslocando os nossos idosos contra a vontade para um lugar pequeno, de difícil acesso, sem falar nas demissões em massa que vão ocorrer alegando que no "novo abrigo" não terá suporte para todos”.


O BNews entrou em contato com a prefeitura que negou que o abrigo será fechado. 


Veja a nota na integra:


A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), está buscando um local que acolha de forma temporária os idosos assistidos pelo Abrigo Dom Pedro II, atendendo a uma determinação do juiz Luiz Augusto Medrado Sampaio, que estabelece sentença, sob pena de execução de multa fixada no valor de R$ 1 milhão, caso não seja cumprida a recomendação de relocar os mesmos para um ambiente adequado, e por entender a importância de prestar o melhor atendimento a esse público. 

Considerando que o imóvel do Abrigo D. Pedro II necessita da realização de reformas estruturais nas dependências, e que todas as intervenções realizadas no mesmo prescindem de autorização e orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fator que impossibilita a realização de ação imediata, a Semps realizará a transferência dos idosos para um local que garanta acessibilidade, conforto e assegure o cuidado, o respeito e a dignidade dos mesmos. A necessidade de reparos com celeridade também foi notificada pela Codesal, através de ofício emitido à Secretaria.

A nota que está circulando pelas redes sociais sugerindo a atitude arbitrária de fechamento do Abrigo é leviana e irresponsável, pois se contrapõe justamente ao ato da gestão municipal de salvaguardar o bem estar físico e social dos assistidos pela unidade de acolhimento, uma vez que as intervenções são imprescindíveis para ofertar de forma correta e eficaz o serviço ao qual se propõe. 

Ressaltamos, ainda, que todas as providências adotadas pela Secretaria já foram comunicadas ao Conselho Municipal do Idoso, em reunião realizada na segunda-feira (23), e serão também informadas ao Ministério Público da Bahia em reunião agendada para o dia 06 de novembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp